Prefeitura realizou obras, atendimentos e desenvolveu projetos importantes nos três bairros que compreendem a Regional
Apesar dos problemas enfrentados em 2021 devido à pandemia, a Prefeitura de Curitiba fechou o ano somando diversas obras importantes para a região, beneficiando mais de 120 mil moradores dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara.
O grande destaque foi para a inauguração do Terminal do Tatuquara, obra esperada há anos e que foi concretizada no ano passado. O empreendimento veio para valorizar a localidade, integrar linhas da região e facilitar o deslocamento da população. São sete as linhas que passam pelo novo terminal.

Além disso, quem precisar usar serviços da Rua da Cidadania não precisa pagar nova passagem para retornar ao terminal utilizando a integração temporal com o cartão transporte.
A pavimentação chegou para o alívio dos moradores de 20,5 km de ruas de terra da regional até agora através do programa “Asfalto no Saibro”, eliminando problemas com barro, buracos e poeira, trazendo qualidade de vida e valorização dos imóveis nestes locais.

Na área do esporte e lazer, a conquista para a comunidade foi a revitalização completa do Centro de Esportes e Lazer Santa Rita (CEL). Entre as melhorias estão a troca de toda iluminação, de instalações hidráulicas e iluminação dos banheiros.
Na quadra de esportes houve a correção do piso, repintura das marcações para futebol e vôlei, foram trocadas as redes das traves de futebol e implantadas redes de proteção ao redor da quadra. Os refletores foram trocados e as paredes internas e externas receberam pintura nova.
Já a inauguração do Clube de Lutas Tatuquara permitiu que moradores, entre crianças e adultos, pudessem se exercitar por meio de uma arte marcial, como judô, capoeira e karatê. O local tem 120 m² e conta com tatames e vestiários, oferecendo aulas gratuitas para mais de 300 pessoas. O espaço foi construído graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Federação Paranaense de Judô.

A fim de criar espaços mais seguros para ciclistas da região, a Prefeitura, através do Programa Caminhar Melhor, implantou cerca de 8,2 km de ciclovias no bairro. A rua Marcos Bertoldi, no Rio Bonito, ganhou 3,2 km de ciclofaixas.

Já a rua do Parque Yberê, General Luiz Carlos Pereira Tourinho, recebeu 1,5 km de estrutura cicloviária. Outros 3,5 km de ciclofaixas foram feitas no binário das ruas Lucas de Carvalho e Iracema Gonsalves de Carvalho.
Para aumentar a segurança à noite, as ruas e praças da região, assim como o Terminal Tatuquara, receberam nova iluminação, com 6.395 luminárias LED, que são mais eficientes, modernas e econômicas.
No Caximba, a implantação de 300 metros de galerias de águas pluviais para facilitar a drenagem na rua Francisca Beralde Paolini vem evitando alagamentos e prejuízos que antes eram constantes para os moradores e comerciantes da via.
Um poço artesiano perfurado no Clube da Gente está levando água potável diariamente para 3 reservatórios com capacidade de 12 mil litros instalados na comunidade do Caximba, através do programa Reserva Hídrica do Futuro.
A ideia é que a população não fique sem água quando houver necessidade de rodízio devido à seca que vinha atingindo o Estado.
No Tatuquara, as ruas Engenheiro João Kloss, Júlio Salsamendi e Heitor Ferreira também receberam obras de recuperação de galerias de águas pluviais.
Na rua Presidente João Goulart, no Tatuquara, foi implantada uma travessia elevada para facilitar a vida dos pedestres.
Uma ponte de madeira existente na rua Osmar Cardoso também foi restaurada.
A Capela Mortuária Dom Bosco foi outro local revitalizado pela Prefeitura, atendendo reivindicação dos moradores através do 156. Entre as melhorias estão a pintura, instalação elétrica, recuperação de gradil, novas calçadas no entorno, meio-fio, rampa de acesso para deficientes e melhoria da drenagem.
Está em fase de finalização no bairro Tatuquara a construção de 240 apartamentos do Residencial Theo Aterino a serem destinados à pessoas que moram em áreas de risco e aguardam na fila da Cohab. Estima-se que as obras serão entregues ainda no primeiro semestre deste ano.
Outro destaque de 2021 foi a revitalização de duas Unidades de Saúde da região. A U.S. Dom Bosco, no Campo de Santana, e a U.S. Moradias da Ordem, no Tatuquara. A última foi inaugurada há 25 anos e não tinha sido reformada até agora. A obra englobou o telhado e a estrutura da cobertura, troca de pisos e janelas, pintura interna e externa.
A fim de adaptar os consultórios odontológicos para a realidade pós-covid, foram implantadas divisórias entre os gabinetes de atendimento, deixando-os individualizados, e instalados lavatórios. Foi realizada a reforma da central de esterilização de materiais e a troca de todas as luminárias e tomadas do prédio. Os móveis antigos também foram substituídos.
Ainda na área da saúde, o mutirão Curitiba Sem Mosquito, visando o combate à dengue, chikungunya e zica, recolheu 20.630 kg de resíduos no distrito em 2021, sendo 13.700 kg nas Moradias da Ordem e 6.930 kg na Vila Tatuquara.
Também em 2021 foi inaugurado o Escritório Local do Bairro Novo do Caximba, cuja finalidade é tirar as dúvidas dos moradores sobre a grande transformação pela qual as vilas do Caximba passarão nos próximos anos. Além disso, no escritório são oferecidos cursos de capacitação, oficinas e seminários. A estrutura faz parte do Programa de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba.
Para 2022 a Prefeitura pretende colocar em prática outros projetos de grande relevância para o desenvolvimento da região. Confira a matéria ao lado.
Fotos: SMCS / Prefeitura