Prefeito em exercício Eduardo Pimentel visita área da maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba
Um dos projetos mais desafiadores abraçado pela Prefeitura de Curitiba, sem dúvidas, é a construção do Bairro Novo da Caximba.
Trata-se da maior intervenção socioambiental da história recente da capital, onde 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro serão beneficiadas com a casa própria, ao mesmo tempo em que a Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu se transformará em um grande parque, ajudando na recomposição da flora e da fauna na região.
Por isso, no dia 07 de novembro, o prefeito em exercício Eduardo Pimentel fez questão de visitar as obras, cuja primeira e segunda etapa já estão com 90% das casas em construção, recebendo algum tipo de serviço, seja da fase de fundação, execução dos baldrames, alvenaria ou laje.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2023/11/pimentel-caximba1.jpg)
Nestas duas primeiras fases, são 792 moradias e comércios sendo construídos, onde as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária do bairro Caximba, na Vila 29 de Outubro, serão reassentadas.
A Vila em questão é uma área de ocupação irregular e as condições de vida e moradia são muito difíceis.
O projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba (PGRC) agora já é um imenso canteiro de obras, onde 1.147 famílias serão reassentadas em novas casas e outras 546 casas já existentes no local serão regularizadas.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2023/11/pimentel-caximba2.jpg)
Após o reassentamento dessas famílias fora da área de risco, outra parte igualmente importante do projeto estará sendo colocado em prática, com a recuperação da área de preservação.
“É uma revolução habitacional, social e ambiental. São obras que vão nos permitir dar dignidade às pessoas que hoje vivem à beira do rio e terão suas casas próprias. São obras de uma Curitiba sustentável”, disse Eduardo Pimentel.
A área onde o novo bairro está sendo levantado já toma forma, com as quadras demarcadas e os sobrados sendo levantados, em diferentes estágios da obra, dando um pequeno “spoiler” de como se transforma a paisagem da região.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2023/11/pimentel-caximba4.jpg)
Os sobrados tem cerca de 50 m² de área construída, contando com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e acesso individual para a rua.
Além disso, os moradores farão uma grande economia na conta de energia, pois estão sendo instalados sistemas de energia solar on grid, que é conectado na rede da Copel, com compensação de energia gerada como crédito na conta de luz.
Outra inovação que beneficia tanto os novos moradores como o meio ambiente, são os reservatórios para captação e reuso de água da chuva, ajudando a diminuir também a conta de água.
Segundo a Prefeitura, a entrega de um primeiro lote de moradias está prevista para o primeiro semestre de 2024.
As etapas 3 e 4 do projeto também já foram iniciadas em setembro, com a instalação do canteiro de obras, a execução de terraplanagem, corte e aterro para nivelar os lotes.
Também o início da concretagem das estacas para fundação das novas residências. Ali, serão construídas mais 223 unidades habitacionais e comerciais, além da regularização fundiária da área já urbanizada da Vila 29 Outubro, parte que não vai ser reassentada.
Outros serviços estão inclusos nestas duas novas etapas. As novas vias que estão sendo abertas dentro do projeto serão todas pavimentadas, a área receberá água e saneamento básico, assim como ligações das redes de energia, paisagismo e iluminação pública em LED.
“Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, este projeto é um grande trabalho integrado entre secretarias e órgãos municipais, para transformar a vida dessas famílias, ao mesmo tempo que respeita o meio ambiente”, salienta o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Outra obra importante para complementar o projeto Bairro Novo da Caximba é a reforma e ampliação da Escola Municipal Joana Raksa, que já está em andamento.
Estão em construção novas salas de aula e espaços de educação para expandir e oferecer vagas na região.
Junto com o prefeito em exercício Eduardo Pimentel, visitaram as obras o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto, e o administrador da regional Tatuquara, Marcelo Ferraz.
As obras do Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba têm o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Além das casas e da Reurbanização, novos equipamentos de saúde, educação e assistência social estão inclusos no projeto.
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), nas áreas ambiental e de obras, e da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), nas áreas social e de regularização fundiária.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol