No dia 8 de agosto aconteceu, na Paróquia São Lucas do Xaxim, a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança do Xaxim (Conseg Xaxim).
O encontro foi conduzido pelo presidente Célio Raul Meier e contou com a presença de representantes de instituições locais, autoridades de segurança responsáveis pelo bairro e moradores.
Três temas principais marcaram a reunião.
O primeiro foi a apresentação do projeto “Círculos de Construção da Paz”, uma iniciativa voltada para a gestão e mediação de conflitos na comunidade.
Trata-se de uma parceria entre o Conseg Xaxim e o Fórum Descentralizado do Boqueirão.
O projeto tem como objetivo criar um espaço seguro e acolhedor para que os membros da comunidade possam se reunir, compartilhar experiências e fortalecer os laços comunitários.
A iniciativa busca promover o diálogo e a compreensão mútua como ferramentas para a prevenção e resolução de conflitos familiares, oferecendo atividades interativas que incentivam a comunicação eficaz e a cooperação entre os moradores.
As questões relacionadas à divulgação e organização de locais e datas estão sendo trabalhadas, com o objetivo de realizar a primeira reunião do Círculo ainda neste ano.
Outro ponto foi a apresentação da nova diretoria da Associação de Moradores da Vila São Pedro e Adjacências (ASPA), recentemente eleita e com área de abrangência nas vilas São Pedro, Jardim Urano, Vila Rex e Vilas Independência I e II.
Representada pelo presidente José Osvandir e o secretário Aloise Gogola, expuseram os desafios que pretendem enfrentar em sua gestão.
Entre as prioridades estão buscar solução para as enchentes, a instalação de uma passarela sobre a Linha Verde e a construção de novas pontes sobre o Ribeirão dos Padilhas.
A reunião também abordou as ações recentes das forças de segurança na região.
O Capitão Mello Serpa, comandante da 3ª Cia do 13º BPMP, fez uma retrospectiva das ações realizadas pela PM na região, com destaque para as rondas intensificadas em ruas como: Barão do Santo Ângelo, 1º de Maio e Omar R. Picheth.
Enfatizou a utilização do aplicativo 190 para registros de Boletim de Ocorrência (BO) e as implementações da Patrulha Comercial e da Patrulha Maria da Penha, que até agosto deste ano já realizaram 144 visitas a casos autuados.
O superintendente do 8º Distrito da Polícia Civil, Eliseu, fez uma retrospectiva e atualização das ações realizadas, reforçando à comunidade a importância de registrar as ocorrências, seja presencialmente ou via web.
Por parte da Guarda Municipal, o inspetor Poty, destacou as ações da GM na região, mencionando que mais de 100 botões de pânico já estão ativos, distribuídos em escolas e para pessoas vítimas de violência doméstica.
Participe você também das reuniões de segurança do bairro Xaxim.
Acompanhe as ações pelo Facebook e se inscreva para receber informações pelo WhatsApp:
41 9 9813-2517
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol