O Prefeito Eduardo Pimentel entregou 146 novas casas a famílias do bairro Caximba, garantindo um Natal e um início de 2026 em novo lar. A ação faz parte do Projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC).
O final de ano será bem diferente para 146 famílias do bairro Caximba, que receberam no dia 06 de dezembro as chaves da casa própria, das mãos do prefeito Eduardo Pimentel. Esta é a quarta entrega de moradias na região, em um ano de mandato.
Dessa maneira, os novos moradores puderam organizar a vida antes do Natal, para poder iniciar 2026 no conforto de seu lar. O clima natalino tomou conta do evento de entrega das chaves, que teve a participação da orquestra Vida e Cantoria.

Projeto PGRC: O Maior Investimento Socioambiental
A construção dessas casas faz parte do maior investimento socioambiental da história de Curitiba, o Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba (PGRC). O projeto, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), surgiu para recuperar a Área de Preservação Ambiental (APA) no encontro das bacias dos rios Iguaçu e Barigui.
Para isso, diversas famílias que moravam em casas construídas de forma irregular na beira dos rios, em área de risco na Vila 29 de Outubro, no Caximba, precisaram ser retiradas. Mas nem por isso essas pessoas ficaram desamparadas.
A Prefeitura iniciou a construção de 1.211 casas novas, destas, até agora 478 já foram terminadas e entregues às famílias.
Casas Sustentáveis e Infraestrutura Completa
As casas tem cerca de 50 m2 e estão sendo construídas como sobrados, para melhor aproveitamento da área. Possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e acesso individual para a rua.
Além disso, possuem reservatórios para captação e reuso da água da chuva e painéis solares que vão permitir compensação de energia como crédito na conta de luz. Além disso, mais 546 famílias fora de áreas de risco irão receber o título de suas propriedades (regularização fundiária).
Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, no primeiro trimestre de 2026 mais casas serão finalizadas, totalizando 850 moradias entregues.
Juntamente com as residências, já estão sendo executadas obras de infraestrutura com a pavimentação de novas vias, redes de energia, água e esgoto, paisagismo e iluminação pública na Vila 29 de Outubro.
O projeto também prevê a construção de um dique de contenção de cheias, um parque linear e um corredor verde.
“Em janeiro, nós vamos lançar a licitação do parque que vai ter aqui na Caximba. A 500 metros daqui, na beira do Rio Barigui, teremos um grande parque linear para evitar alagamentos, preservar o meio ambiente e oferecer lazer às nossas famílias. E quando ele estiver pronto, vamos colocar – como está acontecendo na cidade inteira, o maior e melhor Natal desse país – uma grande apresentação gratuita no Parque da Caximba”, completou o prefeito.
- Verão Curitiba 2026 leva lazer gratuito ao Pinhal de Santana, Náutico e Lago Azul para moradores da região sul
- Trincheiras da Estação Vila São Pedro começam a ser construídas em fevereiro
- Lei cria Semana de Prevenção de Desastres e institui Dia dos Agentes da Defesa Civil no Paraná
- Bloqueio total de rua no Xaxim marca etapa final de obras de macrodrenagem
- Defensoria Pública do Paraná lança aplicativo para atendimento jurídico online























