“Vou jogar fora no lixo, joga fora no lixo, vou jogar fora no lixo…”
Quem sabe agora você deve estar se lembrando desta composição dos anos 90. E veio uma vontade de cantar, quem sabe até bailar. Entendo. Porém, nem todos se sentem confortáveis com um ato que deveria ser simples.
Nossa sociedade tem vários problemas sociais. Se tivermos que esperar o poder público para resolver tudo, não caminharemos. Sendo assim, cabe a cada um de nós, dentro das possibilidades, fazer algo para auxiliar nosso semelhante, pois cruzar os braços não é uma opção.
Aqui, próximo a nós, existe a Comunidade Vila Nova, no Alto Boqueirão. Gostaria que você prestasse atenção à foto. Chama atenção, não é mesmo? Percebeu a forma que esta população vive?
Queremos auxiliá-los na instalação de uma lixeira comunitária e, quem sabe, você pode ser um colaborador desta campanha.
Há tempos os moradores enfrentam esta situação com o lixo; detritos que qualquer casa produz. Nós produzimos lixo, mas, diferente deles, temos um local para deixar.
A falta de um lugar adequado para os resíduos provoca outros problemas. Além do cheiro, proliferação de ratos, baratas, sem falar de outras questões que envolvem saúde. É importante dizer que há sim a coleta dos resíduos pela empresa responsável, o que não há é justamente uma lixeira para deixar os resíduos até o momento da coleta.
Projetos sociais da região orçaram os custos com material em R$ 1000 (mil reais). O projeto da lixeira é em cimento, assim, os materiais que seriam necessários são: 500 tijolos, 1 metro de areia, 1 metro de pedra, 1 treliça, 6 pacotes de cimento e 4 pacotes de cal, 10 metros de mangueira e 1 ralo.
Além da lixeira, será feito um trabalho de conscientização sobre lixo e uma arte com grafite. A mão de obra ficará a encargo dos próprios moradores. Luciane Zaimoski, uma das idealizadoras do projeto, conta a intenção que há nesta construção:
“queremos conscientizar a comunidade, que muito além do gerenciamento dos resíduos, existe também a questão da saúde e da aparência da comunidade. Além da lixeira, vamos conscientizá-los da limpeza externa das suas casas”.
Luciane Zaimoski
Quer ser um dos colaboradores da obra? Temos a página da vaquinha.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-lixeira-vila-nova-curitiba
ou se preferir entrar em contato o fone é 98795-8341, falar com Luciane.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Cei-Asa-Delta-193.jpg)
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2022/01/M3-Contabil-193.jpg)