Formada pelos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim, a região tem cerca de 208.287 habitantes, segundo estimativa (IBGE/IPPUC 2020) e teve um ano de 2021 com várias obras em diversas áreas. Sustentabilidade, infraestrutura, hortas comunitárias, prevenção de enchentes, esporte e lazer são alguns dos pontos que iremos destacar nessa matéria.
Novo Inter II
Nos próximos meses, será dado um salto na mobilidade com o projeto do Novo Inter 2, que prevê a implantação de ônibus elétrico e uma série de intervenções e melhorias em terminais e ruas da Regional Boqueirão.
Asfalto novo
Em 2021, as ruas da regional foram beneficiadas com 6,3 km de asfalto, o que representou 24 ações de reciclagem do pavimento já existente, assim como obras de requalificação, através do programa Asfalto no Saibro, que livram os moradores da poeira, lama e buracos, proporcionando mais qualidade de vida.
Zeladoria urbana
No período de janeiro à novembro de 2021, os bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim receberam manutenção constante das equipes de Zeladoria Urbana, deixando o espaço urbano em melhores condições de uso, trazendo mais qualidade de vida e segurança à população. Foram 39.492 metros de drenagem, 1.452.356 metros quadrados de roçadas e cerca de 432.376 metros de tapa-buracos.
Reforma da Rua da Cidadania
Com 26 anos de funcionamento, a Rua da Cidadania do Boqueirão teve a estrutura metálica recuperada e também foi feita substituição das placas do piso. A quadra poliesportiva recebeu pintura e ganhou novas tabelas de basquete. Já a quadra de cimento foi recoberta com revestimento de grama sintética.
Área da Saúde
Reforma e reabertura da Unidade de Saúde Moradias Belém.
De janeiro à novembro, o distrito sanitário do Boqueirão realizou 179.988 consultas médicas, 87.285 de enfermagem e 33.525 procedimentos odontológicos, além de 571.973 procedimentos médicos e de enfermagem.
No bairro Boqueirão, a remoção de 42,8 toneladas de lixo foi decisiva para as ações do programa Curitiba Sem Mosquito.
Contenção das margens e enchentes
O Ribeirão dos Padilhas sofreu intervenções para conter as margens em três pontos: nos fundos da Escola Municipal CEI David Carneiro e nas ruas Omar Raymundo Picheth e Barão de Santo Ângelo, no Xaxim.
No Córrego Jardim Esmeralda, no Xaxim, foi construída uma das quatro bacias de contenção do Ribeirão dos Padilhas. As estruturas funcionam como reservatórios para reter a água e proporcionam maior controle da capacidade de vazão. A Regional recebeu 71 dos 1.681 serviços de contenção, limpeza, desobstrução de galerias e substituição de pontes realizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas durante o ano.
Iluminação eficiente
De janeiro à novembro deste ano, a Prefeitura instalou 1.157 luminárias de LED em espaços públicos e de lazer da Regional Boqueirão. As novas lâmpadas são mais eficientes e duradouras, demandando muito menos manutenção.
Olhar social
Os centros de Referência da Assistência Social (Cras) atenderam 6.024 famílias, enquanto os centros de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) receberam em seus espaços, específicos para cada público, 25 adolescentes e 82 idosos. Outras 251 pessoas foram encaminhadas para os Creas, que são as unidades especializadas da FAS.