As práticas econômicas atuais não são sustentáveis e degradam cada vez mais nosso planeta.
Uma solução para este problema é a economia circular, que propõe práticas como a redução de consumo e geração de lixo, a reutilização dos recursos, a recuperação e reciclagem de matérias-primas e energia.
Em Curitiba, o primeiro projeto baseado na economia circular será implantado no Bairro Novo do Caximba, já que toda a área será transformada nos próximos anos.
Para que isso seja possível, a Prefeitura de Curitiba firmou parceria com Fundação Ellen McArthur, entidade especializada no modelo de economia circular, com sede na Inglaterra.
O papel da Cohab, além de todo o trabalho de mapeamento da região com informações socioeconômicas dos moradores, também está sendo fomentar a produção de hortas individuais e comunitárias, a formação de associação de catadores de resíduos sólidos recicláveis, capacitação para o manejo de composteiras, e a ideia de um banco de materiais de construção usados.
Todas estas ideias já se adequam ao conceito da economia circular e irão auxiliar no desenvolvimento de cadeias produtivas, gerando renda e desenvolvimento baseado em sustentabilidade.
A Prefeitura irá implantar um barracão do projeto EcoCidadão, para a separação do lixo reciclável.
E você? Já conhecia este modelo de economia circular? Comenta aqui em baixo.
- Caximba ganha 100 novas casas populares em Curitiba
- Confira as 10 propostas mais votadas da Regional Tatuquara no Fala Curitiba
- Autorizadas obras de rodovia que passará no bairro Campo de Santana
- Do Caximba para o mundo: banda de Curitiba brilha na Alemanha e garante vaga em dois campeonatos mundiais

