Curitiba coleta por dia cerca de 1.559,41 toneladas de lixo orgânico domiciliar. De lixo reciclável (lixo que não é lixo) são coletados 67,51 toneladas em média por dia e contam com cerca de 3 mil colaboradores que trabalham na manutenção, conservação e limpeza pública da cidade
A melhor forma da população colaborar com o trabalho de limpeza da cidade é ser mais responsável com o seu próprio lixo.
Essa preocupação deve ser acompanhada de cuidado para que seus resíduos sejam descartados de forma correta e que não causem impactos ao meio ambiente e as pessoas que tem a incumbência de recolher o seu lixo.
A falta de cuidado na hora de colocar seu material nas lixeiras, por exemplo, pode ocasionar um acidente, com riscos para um trabalhador, que faz essa tão importante tarefa, que até pode ser afastado de suas atividades.
Então, se faz necessário termos mais consciência sobre esses profissionais e dar mais atenção aos nossos garis e coletores de recicláveis, para que não se machuquem.
Materiais perfurocortantes devem ser descartados com cuidado para evitar acidentes. O vidro quebrado, por exemplo, deve ser colocado em caixas ou embalagem de leite e ser bem vedado; Máscaras, luvas e lenços de papel não são recicláveis – devem ser descartados com o lixo do banheiro, na coleta domiciliar.
Coleta de Mobiliário Inservível e Entulhos
Mediante SOLICITAÇÃO do interessado à Central de Atendimento 156 ou ao Aplicativo Curitiba156, a Prefeitura faz a coleta de mobiliário inservível gerado nos domicílios de Curitiba.
Estes materiais estão categorizados como entulhos e precisam atender algumas condições, como quantidade limitada e forma de disposição, para a adequada coleta pelas equipes do Departamento de Limpeza Pública.
Geralmente, os objetos são recolhidos em um prazo de uma semana até 15 dias.
Entulho, Caliça e restos de obra: Para facilitar a vida dos coletores, aconselha-se que sejam armazenados em sacos ou em caixas.
As peças (quebradas, danificadas, velhas) precisam estar devidamente desmontadas, ocupando no máximo 5 (cinco) carrinhos de mão, de maneira a serem carregadas por dois funcionários e depois transportadas pelo caminhão.
Material em frente ao imóvel – Outra orientação importante: é necessário que estes materiais estejam disponíveis para coleta em frente ao imóvel do interessado, tomando cuidado para que não ocupem mais de 1/3 da largura do passeio e não impeçam o livre fluxo de pedestres.
Lixo Tóxico Domiciliar – Já as pessoas que precisam descartar lixo tóxico como pilhas, baterias, remédios vencidos e lâmpadas fluorescentes também podem contar com o caminhão de coleta especial da prefeitura que tem 24 pontos fixos em Curitiba. Neste caso, os dias e horários podem ser
consultados no site do coleta de lixo:
https://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/pdf/Calendario–Lixo-Toxico-2023.pdf
Crime ambiental
O descarte irregular em rios, terrenos baldios, fundos de vales, praças, parques, vias públicas, entre outros, está sujeito às penalidades previstas na legislação municipal e nacional vigentes.
As multas variam de R$ 400 a 50 milhões, conforme a gravidade da infração.
O cidadão que presenciar qualquer tipo de irregularidade de descarte de resíduos pode denunciar a ação pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol