Na sexta-feira, dia 25 de novembro, foi inaugurado o mais novo parque da cidade de Curitiba e o segundo do bairro Campo de Santana, sendo o primeiro o Parque Yberê.
O local é uma área verde de 250 mil metros quadrados de mata nativa, que conta com belíssimos lagos e é uma ótima opção para passear com a família nos finais de semana. O parque foi batizado de Pinhal de Santana e estará aberto de terça a domingo, das 8h às 19h.
Um dos atrativos do local é a pista de caminhada com extensão de 700 metros, a floresta de Araucárias, um parque inclusivo para as crianças com piso emborrachado, uma quadra poliesportiva e a presença das colmeias do programa de polinização Jardins de Mel, com abelhas sem ferrão.
O local é perfeito para caminhadas, além de algumas horas de descanso e lazer em meio à natureza.
Prefeito Rafael Greca inaugura junto com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias e o presidente da Cohab, José Lupion Neto, o Parque Pinhal de Santana, no bairro Campo de Santana, Tatuquara. Curitiba, 25/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS Parque Pinhal de Santana, no bairro Campo de Santana, Tatuquara. Curitiba, 25/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS Parque Pinhal de Santana, no bairro Campo de Santana, Tatuquara. Curitiba, 25/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS Parque Pinhal de Santana, no bairro Campo de Santana, Tatuquara. Curitiba, 25/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS Parque Pinhal de Santana, no bairro Campo de Santana, Tatuquara. Curitiba, 25/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS Parque Pinhal de Santana, no bairro Campo de Santana, Tatuquara. Curitiba, 25/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS Parque Pinhal de Santana, no bairro Campo de Santana, Tatuquara. Curitiba, 25/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS
A segurança se dá pela presença de uma sede da Guarda Municipal e também conta com instalações da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, onde diversas atividades serão realizadas.
Esteve presente na inauguração o prefeito Rafael Greca, que ressaltou que o parque, instalado na extrema periferia da cidade, representa a transformação de um pinhal abandonado em mais um parque da cidade, como um símbolo da nossa identidade.
“Se não cuidarmos da floresta, não cuidaremos de nós mesmos”
falou Greca.
Outra atração aos visitantes são as esculturas de pinhões e uma pinha gigante, obra do artista Índio Artesão, que expressam nossa cultura e vem lembrar que o nome da cidade de Curitiba vem da língua Guarani, que significa “grande quantidade de pinheiros”, árvores cujas sementes são os pinhões.
Em 2021 o prefeito esteve na área que seria instalado o novo parque e participou do plantio de 100 novas mudas de árvores nativas, entre elas pitangueiras, uvaias, guabijus, cerejeiras e guabirobeiras, além de 50 mudas de araucárias.
O novo parque está localizado na Rua Delegado Bruno de Almeida, em frente à aldeia indígena Kakané-porã, no bairro Campo de Santana.
- Confira as 10 propostas mais votadas da Regional Tatuquara no Fala Curitiba
- Autorizadas obras de rodovia que passará no bairro Campo de Santana
- Atenção Motoristas: Ruas ao redor de CMEI no Campo de Santana terão sentido único
- REDE TATU – CONECTANDO A ARTE E CULTURA NO TATUQUARA!
- Agora ficou mais fácil voltar pra casa: nova linha liga Tatuquara a Araucária e Fazenda Rio Grande