A cada quatro anos o calendário esportivo tem o evento mais aguardado: Olimpíadas. Três semanas de muita superação, lágrimas e suor.
Logicamente os treinos são intensos e levam anos, pois é aí que um campeão se torna campeão; no pódio eles apenas são reconhecidos. E certeza que isso é o sonho de todo o atleta. Este momento é o ápice da carreira: eternizar o nome aí não é para todos. Muitos tentam, mas vários fatores podem pesar também: centímetros, segundos, isso acaba sendo decisivo. Mas, tirando o evento em si, precisamos falar do lugar da festa.
Cada edição é uma cidade que recebe os jogos e a preparação é longa. Montar uma estrutura deste porte não é simples, nem barato, porém, vale a pena, afinal, há retorno. E diversas cidades ao redor do mundo tiveram esta honra, outras já pleitearam, algumas nem se atrevem, embora acredito que muitas outras sonhem com isso, mas limitações internas impossibilitam.
Lembro aqui que ‘Os Simpsons’ em um dos seus episódios fizeram uma sátira com a escolha da cidade sede. Como trabalho escolar, Lisa mandou para o COI uma carta dizendo que sua cidade, Springfild, deveria ser escolhida: e acabou sendo.
Quero aproveitar este espaço para, quem sabe, chegue ao COI uma ideia que me veio ao assistir a abertura dessa Olimpíada. Falou-se muito em diversidade e respeito, mas daí pensei: Legal, mas quando uma cidade da África ou uma cidade periférica do sudoeste da Ásia terá este privilégio?
Por eles sozinhos, não. Mas e se o COI escolhesse algumas delas para desenvolver? O investimento da vila olímpica viria do COI e de patrocinadores.
Sonhando acordado? Pode ser, mas acredito que o sentido olímpico é este mesmo. Quem sabe se em 2036 poderemos assistir uma Olimpíada do improvável. É uma ideia, apenas, mas tudo começa no campo das ideias.
Já que a ideia original das olimpíadas é a integração dos povos, nada mais justo do que auxiliarem nas dificuldades. Para o atleta, talvez não faça muita diferença o local da disputa, mas para a cidade sede pode fazer toda a diferença. E aí, qual cidade vamos escolher para os comitês olímpicos ajudarem a desenvolver?
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Don-Nato-Pizzaria-188-1-1024x211.jpg)