A vila Bela Vista da Ordem passou por diversas intervenções por parte da Prefeitura de Curitiba
Nos últimos anos a Vila Bela Vista da Ordem, localizada no Tatuquara, passou por diversas intervenções municipais, que trouxeram melhorias para seus moradores.
Ao todo, 232 famílias que residiam em área irregular de risco, em margens de rios, foram realocadas para as Moradias Cerâmica e Boa Esperança, também no Tatuquara.
Outras áreas que não tinham restrições habitacionais passaram pelo processo de regularização fundiária e receberam obras de infraestrutura e urbanização. Com isso, 319 famílias receberam as escrituras individualizadas de propriedade de seus lotes.
Com a regularização da área, o poder público estava autorizado a realizar obras de infraestrutura na vila. Cerca de mil pessoas vivem hoje no local, em uma área total de 109 mil metros quadrados.
No final de novembro, mais 53 famílias foram transferidas de Áreas de Preservação Permanente (APP) para casas novas construídas na vila através da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).
Com as obras de infraestrutura realizadas no local, incluindo pavimentação, abertura de ruas, redes de água e esgoto e recuperação ambiental, as enchentes, antes comuns, não estão mais acontecendo.
A Cohab asfaltou 2,7 quilômetros dentro da Vila, englobando trechos importantes de ruas, como a Francisco Raphael Dilascio.
Além disso, 4,2 quilômetros de redes de água e esgoto e 3,5 quilômetros de redes de drenagem foram implantados na região.
Os recursos para estas intervenções vieram do Governo Federal, da Prefeitura e do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), totalizando um valor de R$ 8,3 milhões.
Outra melhoria que trará maior economia para os moradores é a colocação de placas fotovoltaicas nas 53 novas moradias entregues.
O aproveitamento da energia solar diminuirá significativamente a conta de luz para estas famílias e ainda estará colaborando com o meio ambiente.
Obras de infraestrutura, com a implantação de redes de água, drenagem e pavimentação de ruas também serão realizadas na Vila Beira Rio, vizinha da vila Bela Vista da Ordem.