O Conselho Local de Saúde da Unidade de Saúde Xaxim realizou no dia 23 de novembro, na Paróquia São Pedro Apostolo, a última reunião do ano.
Pela importância da pauta, por se tratar de assuntos relacionados ao funcionamento e atendimento da unidade de saúde, teve pouca participação popular. Mesmo assim, diversos assuntos foram discutidos.
Estiveram presentes representantes de instituições da região da Vila São Pedro, como: Paróquia São Pedro Apóstolo, Igreja Ucraniana Nossa Senhora das Dores e o Centro Municipal de Educação Infantil Urano.
A reunião contou com a participação de usuários dos serviços do posto, juntamente com a presidente do Conselho Local de Saúde, Teresinha Balaban, e a Autoridade Sanitária Janaina Soares.
No início, os participantes se apresentaram e tiveram a palavra para expor suas críticas e sugestões sobre a unidade.
Assuntos sobre longas esperas, falta de remédio e falta de médicos foram colocados em pauta.
Foi levantado também o fato de as pessoas criticarem os serviços da unidade por intermédio das redes sociais, o que não é efetivo.
As pessoas que criticam deveriam participar do Conselho, oficializando de forma séria seu descontentamento nas reuniões, que são realizadas com essa finalidade.
Depois de muita discussão, a palavra ficou para a Autoridade Sanitária Janaina, que fez algumas considerações.
Segundo ela, nos últimos anos tem aumentado muito a quantidade de usuários da unidade, por conta de muitas pessoas terem perdido seus planos de saúde e também devido à pandemia, que nesses últimos dois anos causou o acúmulo na demanda.
O tratamento de outras enfermidades menos urgentes, assim como consultas e exames preventivos, foram adiados para não sobrecarregar o sistema de saúde na época da pandemia.
Divulgou algumas alterações nos serviços da US Xaxim, como reorganização de coleta de sangue, que já está sendo providenciada, o atendimento inicial na forma de acolhimento, para que o serviço seja melhor direcionado, diminuindo assim a espera.
Divulgou que a unidade está contando atualmente com 5 médicos e que passou a ter a capacidade de 60 consultas por dia. Lamentou que esta quantidade não é suficiente ainda devido ao aumento da demanda.
Disse que alguns serviços preventivos já estão sendo retomados. Fez apelo para que as pessoas passem a fazer mais uso do aplicativo “Saúde Já”, que muitas demandas podem ser direcionadas pelo aplicativo e que isso ajudaria muito na agilidade dos serviços.
Assim que forem divulgadas as datas das reuniões dos Conselhos Locais de Saúde do ano de 2023 de todas as unidades da região, o Jornal Caderno do Bairro irá publicá-las.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Associação Clube Esportivo Urano: Firme nos preparativos para uma temporada promissora!
- Você conhece alguma instituição em atividade na região que precisa de divulgação?
- Regionais Boqueirão e Pinheirinho no caminho de relevantes avanços
- Obras do Novo Inter 2 no Xaxim estão transformando a região