Aulas e atividades extracurriculares existem para o público infantil em grande número e são encontradas com facilidade nos bairros da cidade e dentro das próprias escolas de período integral.
A crescente necessidade de sustento financeiro de pais e mães (às vezes também de tios e avós) que não têm onde deixar filhos pequenos durante o dia e o desejo por uma formação mais completa são as principais causas que levam as famílias a aderirem a uma série de atividades disponíveis.
Dança, futebol, luta, xadrez, natação, aulas de música, reforço escolar, inglês e teatro são algumas das mais comuns.
As vantagens que elas proporcionam são absolutamente inegáveis.
Em casa, o celular, o videogame, a televisão e o computador dão conta de entreter, distrair e ocupar as crianças pelo resto do dia que ainda possuem.
Mas onde está o tempo de “não fazer nada”, de não ter compromisso nenhum além de apenas brincar e se entediar?
Olhando retrospectivamente, as crianças nunca foram tão atarefadas como hoje.
O estresse e principalmente a ansiedade do mundo adulto nunca estiveram tão precoces e perigosamente presentes no mundo infantil.
Conhecido no mundo adulto como o período de tempo em que não se trabalha, o ócio tem uma importância tão grande para as crianças quanto brincar e estudar.
A fase infantil é marcada por uma capacidade inventiva extraordinária. Seu modo de pensar é predominantemente fantasioso e imaginativo.
É por meio de faz de conta que as crianças vão construindo saber sobre a vida e os fenômenos a sua volta.
Dito isso, é fundamental que elas tenham tempo livre para colocar em prática sua operação cognitiva natural.
É preciso, portanto, encontrar tempo entre toda sorte de atividades e permitir, vez ou outra, que uma criança não tenha nada para fazer, por mais absurda que essa ideia possa parecer atualmente.
Se os benefícios de que eles tenham de “se virar” para inventar algo para fazer em casa não são claros, aqui vão alguns:
- desenvolvem autopercepção;
- tornam-se resilientes ao aprenderem na prática sobre paciência;
- são induzidas a refletir e pensar;
- tornam-se mais criativas;
- seus cérebros irão se beneficiar do tempo livre para processarem as aprendizagens do dia.
Com relação as escolhas das atividades extracurriculares; é comum que os pais optem por práticas que eles mesmos desejariam ter feito durante sua infância e que agora desejam vê-las realizadas em seus filhos.
Levar em conta o gosto da criança é um bom caminho para uma prática saudável, prazerosa e frutífera de qualquer atividade.
Em resumo, vez ou outra, proporcione a seu filho menos estímulo, ocupação, demanda, compromisso, afazeres e mais tempo de ser simplesmente criança.