Caros amigos…
Este editorial é muito especial. Estamos celebrando a 222ª edição do Jornal Caderno do Bairro, marcando os 20 anos de existência deste veículo, com circulação nos bairros Xaxim, Pinheirinho e Boqueirão.
Fundado em maio de 2004, nosso jornal começou como uma publicação destinada a trazer entretenimento, dicas e diversão em geral, com a cara de um almanaque com edições bimestrais.
À medida que publicávamos, mais e mais personalidades locais elogiavam nossa iniciativa e sugeriam que ampliássemos nosso conteúdo para abordar assuntos de interesse local, preenchendo uma lacuna de informação na região.
Com o tempo, nossas edições passaram a refletir essas sugestões, ganhando espaço e destaque com uma agenda cada vez mais voltada para temas locais.
A cada novo ano, fomos incluindo uma variedade de pautas, aprendendo a fazer coberturas jornalísticas de reuniões de associações, clubes esportivos, eventos religiosos, sociais, inaugurações, festas e outros acontecimentos.
A região, com suas transformações estruturais, sociais e culturais, sempre nos desafiou a conhecer novas culturas e costumes e a entender as realidades de todos.
Temos rios que cortam nosso bairro, áreas de ocupação não definidas com sérios problemas fundiários, diversas ruas ainda por asfaltar, e um sistema de saúde que necessita de reformas e melhorias.
Abordamos todas essas questões com a devida importância e prioridade, sempre atentos ao funcionamento do poder público, suas leis e burocracias, idealizando uma sociedade civil organizada e democrática.
Em 2007 nosso jornal passou pela primeira grande expansão, quando criamos a edição com circulação nos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara.
Foram as mesmas percepções, com a mesma proposta, de trabalhar junto à comunidade, dando voz às instituições e às boas iniciativas, praticando o jornalismo cidadão, tendo em mente sempre mostrar a verdade, com compromisso e responsabilidade.
Hoje, com 16 anos de circulação, nosso jornal Caderno do Bairro /Campo de Santana circula mensalmente e está em sua 184ª edição.
Mais recentemente a expansão se deu para o formato digital, com nosso Portal de Notícias e envios das edições em PDF pelo WhatsApp, além do uso das redes sociais.
Hoje, ao escrever este editorial e revisitar nossos arquivos, com 222 capas já publicadas do Xaxim e 184 do Campo de Santana, percebemos o quanto já falamos sobre essas regiões, que são nosso reduto comercial, político e social.
Abrangemos seis bairros, sendo duas regionais: Boqueirão e Tatuquara, sedes de nossa subprefeitura.
É onde nossas reivindicações e melhorias são decididas pelo poder público.
O jornal chega mensalmente a essas regiões, em vários pontos de distribuição.
Agradecemos sinceramente aos comerciantes que sempre reservam um espaço em seus balcões para o nosso jornal.
Todos têm relevância nessa história.
Temos compromissos e responsabilidades comuns quando o objetivo é construir um local melhor e mais estruturado para viver.
E, nesse sentido, cumprimos com orgulho e altivez nossa agenda diária de desenvolvimento e anseios.
Nossa Associação de Moradores, nosso Conselho de Segurança, nosso time de futebol, nossas escolas estaduais e municipais, nossos amigos, leitores e colaboradores: todos fazem parte dessa trajetória.
Nosso periódico, que começou sem muita pretensão, chegou a 20 anos de existência, graças à ajuda de muitos.
Como editor e jornalista, digo: muito obrigado a todos (as)! Temos muito a desejar ainda e contamos com vocês, pois, mais adiante ainda iremos! Muito obrigado!
Elencar Antonio – Editor e Jornalista.
- Trincheiras no Xaxim: Uma Nova Era para o Trânsito na Região
- Estação-Tubo da Vila São Pedro volta a funcionar
- Dona Zenaide: Moradora da Vila São Pedro completa 100 anos de vida e memórias
- Rede de Proteção Animal vacina 80 pets no Tatuquara
- Roda de Conversa para Adolescentes no Tatuquara marca início de ações em 2025