As moradias serão destinadas a famílias inscritas na Cohab que se enquadram na Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, com renda mensal de até R$ 2.850,00
No dia 27 de junho, o Prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel visitou as obras que estão sendo finalizadas de 20 sobrados do projeto Bairro Novo da Caximba.
Na ocasião, o prefeito anunciou o desmembramento de uma área que faz frente com a Rua Delegado Bruno de Almeida, para que sejam construídas mais 500 habitações de interesse social, que serão destinadas a famílias inscritas e que aguardam na fila da Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba).
A ideia é contemplar àqueles que se enquadram na Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, com renda mensal de até R$ 2.850,00.
“Tomamos uma decisão importante aqui no canteiro das obras. Vamos desmembrar essa área, que hoje serve como reserva técnica, e apresentar um projeto à Caixa Econômica Federal para construir mais 500 unidades habitacionais de interesse social para a comunidade do sul da cidade, para as pessoas que mais precisam”, afirmou o prefeito.
O compromisso da Prefeitura é de que nos próximos quatro anos sejam viabilizadas mais 20 mil novas moradias para os curitibanos, por meio da ampliação do programa de habitação popular.
Próximo ao local onde serão construídas as 500 novas moradias, já existe um aumento de infraestrutura, com a ampliação da Escola Municipal Professora Joana Raksa, prevista para ser concluída em agosto deste ano, a modernização do Cras e a construção de uma nova Unidade de Saúde e de um CMEI (Centro de Educação Infantil).
Estes equipamentos irão absorver as novas famílias que virão morar no bairro.
A verba para a construção das novas moradias será do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), fundo com recursos públicos criado para ajudar a financiar programas de habitação do Governo Federal.
A cidade de Curitiba já está habilitada com uma cota de 3 mil unidades, dentro do novo ciclo de contratações do programa Minha Casa, Minha Vida, e será uma parceria entre Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.
A Cohab está realizando estudos para verificar se as novas unidades podem ser edifícios de quatro pavimentos, a fim de ampliar a oferta de moradias.
Além do anúncio das novas casas, o Prefeito Eduardo Pimentel também vistoriou os 20 sobrados que estão quase prontos, da fase 3 do Projeto Bairro Novo da Caximba.

Lá irão morar famílias da Vila 29 de Outubro, que foram retiradas de uma área com risco de alagamentos. Ao todo, o projeto Bairro Novo da Caximba engloba a construção de 1.211 casas, sendo que 232 moradias já foram entregues aos seus donos e 443 estão com obras em andamento, assim como três unidades comerciais.
Participaram também da vistoria, além do prefeito, o presidente da Cohab Curitiba, André Baú, o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, o coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), Márcio Teixeira, e o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz.

Além das famílias que receberam ou ainda receberão novas moradias em áreas fora de risco, o projeto ainda beneficiará mais 546, que terão seus terrenos regularizados e receberão obras de infraestrutura e urbanização.
- Eduardo Pimentel anuncia 500 novas casas no Caximba
- Banda Musical do Caximba representa o Brasil no maior torneio de bandas da Europa, na Alemanha
- O Sonho, o Medo e o Limite: Reflexões Sobre a Morte de Juliana Marins no Vulcão Rinjani
- O ensino de nossa psicologia
- Fala Curitiba: prazo para sugestões vai até 11 de julho!