A continuação da rua Jovenilson Américo de Oliveira iria conectá-la diretamente com a rua Presidente João Goulart e diminuiria, além do trajeto, o tempo e os congestionamentos até o terminal Tatuquara, Rua da Cidadania, Moradias Boa Esperança, Habitalar, Monteiro Lobato, Evangélicos, Jardim Ludovica, Timbori, Rio Bonito, Lambari e Riacho Doce
A Regional Tatuquara é, sem dúvidas, a que teve o maior crescimento populacional em Curitiba nos últimos 20 anos e essa quantidade de moradores tende a aumentar.
Acompanhamos o surgimento de vários empreendimentos residenciais e apartamentos, onde milhares de famílias vem migrando para a região, principalmente para o bairro Campo de Santana, que apresentou um crescimento espantoso, praticamente dobrando sua população em 10 anos.
Com isso, o trânsito na região já sofre as consequências, pois as vias dos bairros não estão preparadas para tamanho crescimento.
As melhorias no transporte coletivo, com a construção do Terminal Tatuquara, o asfaltamento e alargamento de ruas, a implantação de semáforos e rotatórias representam apenas uma parte da infraestrutura que já foi criada para receber tanta população, mas essa infraestrutura ainda pode e deve melhorar.
Se olharmos com atenção ao mapa ao lado, do bairro Tatuquara, conseguimos perceber que os motoristas que vem da Cidade Industrial (CIC) ou da Rodovia do Xisto acessam a região pela rua Jovenilson Américo de Oliveira, mas esta rua simplesmente termina, tornando-se sem saída, gerando uma quebra na continuidade do fluxo do trânsito.
Chegando na Rotatória do Laguna, ao lado do CMEI Moradias da Ordem, os motoristas que desejam chegar nas vilas do bairro Campo de Santana ou mesmo na Rua da Cidadania, UPA 24 Horas e Terminal Tatuquara, precisam escolher um caminho.
1) Seguem pela rua Antônio Zanon, para depois acessar a Presidente João Goulart; Esse parece ser o caminho mais rápido, apesar de ser o mais longo. Da Rodovia do Xisto até a Rua da Cidadania pela Antônio Zanon são 3,8 quilômetros.
2) Seguem fazendo algumas conversões acessando a rua Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, depois vão pela rua Engenheiro João Kloss. Da Rodovia do Xisto até a Rua da Cidadania por este trajeto são 3,1 quilômetros.
3) Há os motoristas que nem esperam chegar até a rotatória, preferindo vir pela rua Ernesto Germano Francisco Hannemann, na esquina da Escola Municipal Dona Pompília, depois acessando a rua Arcésio de Barros Lima, até a Adriana Ceres Zago Bueno, Engenheiro João Kloss, chegando na Olivardo Koronoski Bueno, percorrendo 3,4 quilômetros da Rodovia Do Xisto até a Rua da Cidadania.
Ainda existem alguns outros trajetos mais complicados, costurando o bairro, que são utilizados pelos motoristas.
Em recente conversa que tivemos com o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, um trecho de rua desenhada no mapa nos chamou a atenção.
Trata-se da continuação do Eixo de Integração Tatuquara, uma diretriz de construção de rua que praticamente resolveria o problema de fluxo neste trajeto. A solução é tão óbvia, que não dá para entender porque ainda não foi feita.
Por se tratar de uma diretriz, esse projeto já está no Plano Regional do Tatuquara, aprovado pela Prefeitura de Curitiba em 2021, mas sem nenhum prazo para ser realizado.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2023/10/mapa-eixo-tatuquara-2.jpg)
A continuidade do EIXO TATUQUARA é, basicamente, um trecho de cerca de 500 metros onde a rua Jovenilson Américo de Oliveira teria continuidade (trecho em branco demonstrado no mapa abaixo) e se conectaria com a rua Presidente João Goulart, quase no cruzamento com a rua Odir Gomes da Rocha.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2023/10/mapa-eixo-tatuquara-1.jpg)
Esta rua passaria embaixo das linhas de transmissão de energia, portanto, não existe nenhuma casa ou construção no terreno que impeça a sua passagem.
Com a abertura deste trecho do Eixo Tatuquara, os motoristas, assim como as linhas do transporte coletivo, teriam um acesso praticamente direto em linha reta até a rua Presidente João Goulart.
Este trajeto que citamos acima, de quem vem da Rodovia do Xisto até a Rua da Cidadania seria feito em cerca de 2,8 quilômetros. Além da redução da distância, haverá também a diminuição do tempo neste trajeto e dos congestionamentos que se formam por ali.
Trata-se de um investimento significativo da Prefeitura, mas que encurtaria a distância e tempo de trajeto do transporte coletivo, por exemplo, gerando aí, com o passar dos anos, uma grande economia.
Se levarmos em consideração que o aumento exponencial da população na região vai continuar, é uma questão de grande necessidade essa continuidade do Eixo Tatuquara sair do papel.
Por isso, é fundamental que a população entenda do que se trata o Eixo Tatuquara a fim de se mobilizar para a sua construção. A Prefeitura vai escutar, se a comunidade falar.
Mas não basta apenas algumas pessoas expressarem a vontade da construção desse trecho do Eixo Tatuquara.
É preciso haver uma grande adesão popular para mostrarmos à administração pública que esta obra é de extrema importância e, portanto, precisa ser priorizada. Por isso, estamos organizando um abaixo-assinado solicitando que este projeto seja deliberado, e que esse trecho de continuação do Eixo de Integração Tatuquara se torne prioridade para a prefeitura, tendo em vista sua enorme importância.
Esse abaixo-assinado trata-se de uma iniciativa do Jornal Caderno do Bairro, sem qualquer ligação político-partidária, com a finalidade de mostrar ao poder público se há a vontade da população local, e encaminhar essa solicitação que irá melhorar tanto a mobilidade na nossa região.
Dessa forma, estamos preparando este documento e, em breve, iniciaremos a coleta de assinaturas. Assim, os moradores, empresários, comerciantes, trabalhadores e estudantes do bairro, podem assinar e colaborar com essa causa, que vai melhorar a vida de todos que circulam na região.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp 3045-9030.
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