O equipamento faz parte do projeto Bairro Novo do Caximba e tem por finalidade atender as demandas e sanar dúvidas da comunidade
Em novembro começou a funcionar o Escritório Local do Caximba (ELO), construído pela Prefeitura para realizar diversas ações referentes ao projeto Bairro Novo do Caximba, que em breve começa a sair do papel.
A fim de atender as demandas e sanar dúvidas da população em relação ao projeto, o local tem plantão permanente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), onde diversas ações do cronograma do plano de reassentamento irão ocorrer.
É um canal direto de comunicação entre a Prefeitura e os moradores, onde serão oferecidos cursos de capacitação, oficinas, seminários e serão realizadas reuniões, entre outros.
O espaço conta com 260 m² de área construída, onde funcionam as salas de atendimento, sala de reuniões, um miniauditório, um posto da Guarda Municipal e na parte externa será implantada horta comunitária.
O Escritório Local do Caximba é uma das exigências da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) – agente financiador do projeto Bairro Novo do Caximba.
“Esse escritório da Cohab estará à disposição dos moradores neste que é o maior projeto socioambiental em execução no Brasil. Vamos transformar a realidade destas famílias, com um endereço fixo que será colocado em nome da mulher, para que a propriedade seja dos filhos e da mulher. Está começando o Bairro Novo do Caximba”
celebrou Greca na inauguração.
Já em dezembro estarão abertas as licitações para a primeira etapa do projeto, com os primeiros dois lotes da obra de regularização fundiária. Contempla a construção de 788 casas e unidades comerciais, todas equipadas com energia solar.
As famílias que hoje se encontram na área inundável da Vila 29 de Outubro serão realocadas para estas novas unidades. O investimento total desta primeira etapa é de R$ 159 milhões.
Somando com as próximas etapas, ao final o projeto engloba a construção de 1.147 novas moradias e atendimento direto para 1700 famílias da Vila 29 de Outubro. O local contará com infraestrutura completa, regularização fundiária, um dique para contenção de cheias e a implantação de um parque linear nas margens do Rio Barigui.
Cerca de 14 mil empregos serão gerados com as obras ao longo de todo o projeto, sendo 4.380 diretos, 2.336 indiretos e 7.300 induzidos.
O cadastramento das famílias e levantamento socioeconômico começaram em novembro de 2017 através da Cohab. Já em 2018 cerca de 90 famílias foram retiradas de locais de risco e estão ocupando moradias provisórias em locais que não tem risco de enchentes.
Foram realizadas mais de 20 reuniões com os moradores para apresentação do projeto, com a participação de mais de 1.200 pessoas.
Agora, com o Escritório Local do Caximba, a população terá acesso facilitado à todas as informações do projeto.