O fim do ano está chegando e muitas pessoas aproveitam este período para fazer pequenas reformas em casa. Contratar um profissional habilitado para realizá-las, nem sempre é possível, mas isso não é motivo para desanimar.
Você mesmo pode realizar alguns reparos em casa, por conta própria, e economizar.
A bricolagem, que vem da palavra francesa “bricòláge”, significa fazer pequenos reparos ou serviços sem a ajuda de profissionais especializados. Virou um novo conceito na década de cinquenta nos Estados Unidos, com o nome “do-it-yourself” (DIY) ou “faça você mesmo”.
Aqui o termo se tornou mais popular nos últimos anos, apesar de sempre ter feito parte da vida das famílias brasileiras. Na bricolagem, o próprio consumidor é o responsável por fazer o trabalho, realizando atividades manuais de execução simples ou mais trabalhosa.
Quem aqui nunca pintou a casa sozinho, colocou uma prateleira, instalou um móvel, ou um chuveiro? Até o tricô que a vovó faz é considerado uma forma de bricolagem, assim como o artesanato.
Pode ser realizada em diversos segmentos do lar, como manutenção, pintura e restauração, montagem de móveis, jardinagem, instalação de tomadas, reciclagem de objetos e vários outros serviços de remodelação ou decoração feitos em casa.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2022/12/bricolagem.jpg)
O fato é que hoje as pessoas estão cada vez mais optando por fazer suas pequenas reformas por conta própria, restaurando móveis e até criando novos objetos a partir de outros materiais. Os motivos para isso são variados.
Alguns, por uma questão de sustentabilidade, decidem reaproveitar materiais que iriam para o lixo e criam peças absolutamente lindas, como móveis ou itens de decoração. Neste tipo de bricolagem, costuma-se usar vários materiais, como pallets, caixas de feiras, garrafas de vidro, latas de ervilha ou de leite, pintar ou adesivar algum móvel antigos, aplicar papel de parede, trocar o tecido do sofá, renovando assim todo um ambiente.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2022/12/artesanato-com-latas-2.jpg)
Outros usam a atividade como terapia antiestresse, pois trabalhos manuais ajudam a manter a mente ocupada com algo proveitoso que traz vários benefícios, melhorando a autoestima, o estado emocional e ainda promovendo realização pessoal.
Muitos encaram essa atividade como um hobby, onde podem desenvolver peças criativas, personalizando os ambientes da casa, desfrutando de momentos de prazer e satisfação.
Também há aqueles que desejam economizar, usando seu tempo livre para não precisar contratar alguém para fazer aquela reforma ou mesmo deixar de comprar algum item que pode ser feito em casa.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2022/12/mesa-de-centro.jpg)
Independente do seu motivo, fazer algo por conta própria não é um bicho de sete cabeças. Se ainda sentir-se inseguro, comece por coisas simples.
A popularidade do DIY (do-it-yourself), ou “faça você mesmo”, aumentou com a facilidade que qualquer pessoa tem de encontrar instruções através da internet.
Basta pesquisar no Google o que você quer aprender e logo aparecem diversos blogs com o passo a passo, matérias, imagens (Pinterest), desenhos e até vídeos no YouTube ensinando a fazer praticamente qualquer coisa.
É obvio que para conseguir fazer estes reparos sozinho, é necessário dispor de ferramentas básicas, que são comumente encontradas nos lares, como martelos, chaves de fenda e Philips, grampeadores, fitas adesivas, entre outras.
Hoje existem no mercado várias ferramentas que facilitam o trabalho com a bricolagem. A vantagem de fazer você mesmo é a possibilidade de planejar o orçamento comprar um material aos poucos e executar o projeto nos fins de semana.
Além disso, é necessário providenciar os materiais apropriados para a realização do trabalho, como colas, espátulas, tintas, pincéis, adesivos, lixas etc.
Comprar bons materiais é fundamental para que o acabamento dos serviços seja melhor.
É claro que os primeiros trabalhos não serão perfeitos, mas é importante lembrar que “feito é melhor que perfeito”. Busque equipamentos de qualidade que permitam que você faça o que precisa ser feito com praticidade.
Você também pode procurar ajuda de quem saiba realizar a tarefa. Pode ser um parente, um amigo e até mesmo um profissional quando for o caso.
Outra questão importante é lembrar-se sempre de utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), para não correr o risco de se machucar.
É fundamental se preocupar com a segurança quando resolver fazer a bricolagem. Dependendo do reparo, use luvas, óculos, tampões de ouvido, máscaras respiradoras quando trabalhar com produtos químicos ou com poeira, botas de borracha para evitar choques em reparos elétricos, entre outros.
Caso o serviço represente risco e você não tenha nenhuma prática, neste caso é melhor procurar a ajuda de quem saiba realizar a atividade que você ainda não tenha muita confiança, ou mesmo contratar um profissional.
É possível realizar as tarefas da sua casa por conta própria. Inclusive as mulheres estão fazendo reparos sozinhas e “mandam” muito bem.
Qualquer pessoa pode fazer um móvel, cuidar do Jardim, pintar e decorar a casa fazer pequenos consertos e reformas.
Basta colocar a mão na massa, com determinação e vontade de fazer. Pode ter certeza de que, se colocar amor no que faz, o resultado será incrível.
Dica: acompanhe canais no YouTube e posts no Pinterest que falam sobre DIY, faça você mesmo e reformas.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol