Ponte no Xaxim, cobertura de escola e nova linha de ônibus são conquistas que nasceram da escolha da comunidade.
Quem mora ou trabalha em uma determinada região, convive diariamente com situações em que percebe a falta de alguma coisa, enxerga com mais facilidade os problemas da área e tem propriedade para dizer o que poderia ser feito para melhorar o local.
Isso acontece porque são os moradores que enfrentam as dificuldades de um ônibus lotado, de passar ou morar em uma rua de terra, de não conseguir atendimento na Unidade de Saúde, de não se sentir seguro etc.
Por isso, o poder público criou mecanismos para escutar a população, que pode trazer suas demandas e, com sorte, ter seu pedido atendido.
O Fala Curitiba é um destes dispositivos, onde qualquer morador da cidade pode sugerir melhorias.
Durante o processo, as sugestões mais votadas são selecionadas para entrarem no Orçamento da cidade no ano seguinte.
Ou seja, a verba necessária para realizar a obra ou melhoria já fica disponível dentro do planejamento da Prefeitura.
Infelizmente, muitas pessoas não participam dessas consultas públicas.
Seja por desconhecimento, por não acreditar na força que tem, ou mesmo por preguiça de ter que tomar a iniciativa.
E olha que se quiser, o indivíduo pode participar sem sair de casa, enviando suas demandas pelo celular.
Ainda bem que existem aqueles que já entendem e conhecem seus direitos. Neste ano, houve uma boa participação da comunidade.
Nós, do Jornal Caderno do Bairro, fizemos uma campanha informativa, com matérias e vídeos, para que as pessoas entendessem o processo e também para incentivar a participação.
Além disso, este ano sugerimos benfeitorias para o bairro Xaxim e as ideias foram bem aceitas.
No final do programa, o resultado foi a conquista de algumas destas obras, entre elas a construção de uma ponte de veículos para cruzar o Ribeirão dos Padilhas e a Cobertura da Cancha da Escola Professor Leonel Moro.
Essas sugestões surgiram de várias conversas com empresários, comerciantes e leitores do jornal, além de entidades que atuam na região.
Na Regional Tatuquara, no ano de 2023, conseguimos sugerir e aprovar uma linha de ônibus que circulasse entre os bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara.
Após um longo estudo da Prefeitura, essa linha já está surgindo e será de extrema importância para a integração entre os bairros, facilitando o acesso à comércios e aos serviços públicos como a UPA, a própria Regional (Rua da Cidadania), escolas, creches etc.
Trata-se de uma grande vitória para a comunidade, mas, como sempre, hoje, depois de feito, surgem vários “pais” para essas crianças.
É incrível a capacidade de alguns políticos e aspirantes a políticos de tentarem se apropriar das ideias e obras alheias. Tudo em nome de conseguir votos.
Gostaríamos de lembrar que essas obras foram conquistadas através dos votos de várias pessoas e nenhum vereador ou futuro candidato tem crédito algum nisso.
Quem executa as obras ou benfeitorias mais votadas pelo povo é a Prefeitura, através da Lei Orçamentária Anual, que é parte do processo do Fala Curitiba e você também pode votar, ajudando a decidir para onde vai o dinheiro arrecadado pelo município através do pagamento dos nossos impostos.
O mérito é todo de quem participou.
Cuidado: não caia em Fake News de aproveitadores.
Veja quais foram as 10 prioridades mais votadas no Boqueirão
Veja quais foram as 10 prioridades mais votadas no Tatuquara
Veja quais foram as 10 prioridades mais votadas no Pinheirinho
- Vidas PCLs: Nova Associação Luta por Inclusão e Solidariedade em Curitiba
- Raízes Vivas, Palavras Fortes
- Oficina Móvel Auto Center Morais: Praticidade onde você precisar!
- Região conquista duas grandes obras através do Fala Curitiba
- CRAS do município têm novo horário de atendimento