Nas últimas semanas, duas reuniões revelaram um futuro grandioso para os bairros Campo de Santana, Tatuquara e Caximba.
São planos de obras à médio prazo, cuja fase de estudos já foi concluída, e que irão transformar para sempre a realidade dos moradores e empresários locais. Ambas as obras tem previsão de saírem do papel nos próximos cinco anos.
Confira abaixo cada uma delas e vislumbre o destino destes três bairros, que estão entre os que mais crescem na capital.
Corredor Metropolitano: Rodovia Estadual PR-423 passará pelo Campo de Santana
No dia 19 de março, às 19 horas, aconteceu uma Reunião sobre a implantação do Corredor Metropolitano (PR-423), no Auditório da Administração Regional Tatuquara.
O objetivo da reunião foi apresentar o Projeto e o Relatório Ambiental da primeira etapa da rodovia, no subtrecho entre a BR-116 (Curitiba) e a BR-476 (Araucária).
Trata-se de uma grande obra Estadual, que visa em sua totalidade integrar os municípios da região metropolitana de Curitiba, estabelecendo uma ligação entre Araucária e São José dos Pinhais, atravessando a região sul da capital e norte de Fazenda Rio Grande, na continuação da PR-423.
O projeto foi dividido em três etapas, sendo a primeira a ligação entre Araucária e Curitiba, totalizando 9,37 km de extensão. Este trecho da rodovia passará pelo bairro Campo de Santana, transformando diretamente a realidade dos moradores do entorno.
Para se ter uma ideia da importância dessa rodovia, somente com a construção desta primeira etapa, será possível uma conexão da PR-423 e BR-476 com a BR-116, considerada a principal rodovia do país.
Isso permitirá a ligação das regiões Norte e Noroeste do Paraná com a região Sul e Leste, incluindo o Estado de Santa Catarina.
Como resultado, é esperado que cerca de 25% do tráfego que atualmente passa pela BR-476 (Rodovia do Xisto) até o Contorno Sul seja desviado para a nova rodovia.
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Focando na nossa região, a rodovia irá se ligar com a BR-116 (entre a Subestação Curitiba da Eletrobrás e a rua Jorge Tortato), através de um trevo que contará com três viadutos nesta fase da obra:
- um na pista sentido Curitiba – Fazenda Rio Grande;
- o segundo na pista sentido Fazenda Rio Grande – Curitiba;
- e o terceiro na via marginal de acesso à PR-423.
Futuramente serão implantados mais dois viadutos neste local: quando implantar o BRT até Fazenda Rio Grande, será executado o viaduto da canaleta exclusiva do BRT; outro quando implantar a continuidade da rodovia PR-423 até São José dos Pinhais.
Nesta fase será executado o viaduto da via marginal de acesso ao outro lado da rodovia.
Depois deste acesso pela BR-116, a rodovia seguirá transpondo a Estrada Delegado Bruno de Almeida, onde também será construído um viaduto (trevo tipo diamante em dois níveis).
Depois, a PR-423 segue paralela entre as ruas Professor Astolpho de Macedo Souza Filho e Guido Jorge de Souza, cruzando a rua Alda Bassetti Bertoldi, que terá seu acesso interrompido definitivamente.
Dessa forma, o acesso à rodovia se dará ou pelo viaduto da Rua Del. Bruno de Almeida ou pela trincheira da Rua Ismael de Almeida.
Segundo informações da AMEP (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná), “o greide da rodovia foi deixado elevado para futura implantação do prolongamento da Rua Marcos Bertoldi, também por trincheira sob a PR-423. Todas essas definições seguem orientações do IPPUC, segundo seu planejamento para o sistema viário local.”
Dali, a rodovia continua até se encontrar com a rua Aretuza Machado de Andrade, depois segue em direção à rua Flamarion Gonçalves do Nascimento, cruzando a rua Ismael de Almeida, onde uma trincheira simples será implantada.
Então, encontra a rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, rua que não irá transpor a rodovia.
Depois, segue pela mata até o Rio Barigui, onde será construída uma ponte, indo em direção à Araucária, até encontrar-se com a BR-476.
A previsão para a conclusão das obras, assim que elas iniciarem, é de 36 meses (podendo ser prorrogada).
Com o projeto pronto, logo deverão ser realizadas as desapropriações.
Ao todo, são 114 lotes, 19 em Araucária e 95 em Curitiba que deverão ser desapropriados. Destes, 6 são rurais e 108 estão localizados em zona urbana.
Ao todo, serão 682.678,98 m2 de áreas desapropriadas.
Além disso, é necessário se obter as licenças ambientais da obra, demais atividades complementares necessárias, implementação do canteiro de obras, remoção/relocação de interferências, delimitação da faixa de domínio, e os caminhos de serviço.
Há uma ciclovia projetada junto à um dos lados da rodovia, com possibilidade de travessia transversal pela Rua Ismael de Almeida, via do sistema viário existente, e pelo viaduto da rua Delegado Bruno de Almeida.
A princípio, não serão implantadas passarelas para pedestres na rodovia. Segundo informações da AMEP (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná), “como nos trechos urbanizados estão sendo previstas viadutos e trincheiras, a passagem de pedestres e ciclistas se dará por estas, dispensando a necessidade de passarelas. Futuramente, quando mais adensada a região, poderá ser necessária a implantação de passarelas”.
Segundo o Relatório Ambiental, a rodovia trará vários benefícios para a comunidade, “melhorando a conectividade com equipamentos públicos, comunitários e a uma rede de comércio e serviços mais robusta devido à valorização (em potencial) dos imóveis e maior estímulo ao comércio local, devido ao aumento do fluxo de pessoas e veículos, gerando uma reação em cadeia de desenvolvimento urbano em um novo vetor de crescimento com potencial inclusive de aliviar a pressão imobiliária em outras partes de cidades próximas”.
Eixo Tatuquara está em pacote de obras que irá transformar os bairros
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Na terça-feira, dia 19 de março, a equipe do Jornal Caderno do Bairro participou de uma reunião no IPPUC, juntamente com o vereador Bruno Pessuti.
A pauta da reunião foi a implantação do Eixo Tatuquara, extensão da rua Jovenilson Américo de Oliveira, ligando-a à rua Presidente João Goulart.
Desde setembro de 2023 o Jornal vem promovendo um abaixo-assinado, solicitando que esta obra seja realizada.
A boa notícia é que o prolongamento da rua Jovenilson Américo de Oliveira já está previsto para acontecer, juntamente com uma composição de várias obras estruturais para a região, já planejadas pelo IPPUC.
Entre as obras citadas estão o alargamento das ruas Presidente João Goulart, Antonio Zanon e Delegado Bruno de Almeida.
No caso da rua Presidente João Goulart, o fato dela passar pela frente do Terminal Tatuquara a transformará em uma grande avenida, exigindo essa adequação.
No encontro dela com a rua Jovenilson Américo de Oliveira (a ser prolongada) e com a rua Odir Gomes da Rocha será construída uma grande rotatória.
Depois, a Jovenilson ainda continuará, até ligar-se à Delegado Bruno de Almeida, cruzando a rua Teresa de Freitas Tavares, a rua Ângelo Tozim, a rua Julio Pereira Sobrinho e outras ruas da região.
A rua Antônio Zanon também será toda alargada, de acordo com diretrizes já existentes.
Outra via importantíssima da região que será alargada é a Delegado Bruno de Almeida, que possui uma caixa de 30 metros, espaço suficiente para duas faixas por sentido, calçadas, canteiros e ciclovias.
Então, é um projeto gigantesco que envolve todo o bairro.
Segundo informações repassadas na reunião, no ano que vem começam a contratação dos projetos executivos, trâmite que tem duração mínima de 18 meses, para depois contratar a obra.
Esses projetos englobam várias coisas, entre drenagem, pavimentação, calçamentos, sinalização, e só depois vai para a licitação.
Então, trata-se de um grande pacote de obras. “Não é uma citação única do Eixo (Tatuquara), é uma composição de várias vias que se interligam para dar essa conexão em toda a área, tanto da Delegado, quanto da João Goulart e da Jovenilson”.
O planejamento das obras em vias da capital se faz em função de demandas e por conta do crescimento da área sul e do próprio Terminal, é necessário.
Primeiramente se contratam todo o pacote de projetos, depois, na hora da execução, serão divididas as etapas das obras, de forma sequencial de prioridade e ligação.
Para que estas obras sejam realizadas, algumas questões precisam de solução, como a autorização de cortes de área verde e de pinheiros em algumas áreas por onde as ruas irão passar, assim como desapropriações, que estão previstas.
Já foram finalizados os estudos e os mesmos serão apresentados para a diretoria, presidente do IPPUC, também para o Prefeito.
Com essas aprovações, já será possível fazer a contratação dos projetos.
São várias vias que vão ficar com duas faixas por sentido, com ciclovia, calçadas adequadas, é um projeto bem grande que vai ser implantado na próxima gestão.
São obras grandiosas, que envolvem várias vias da região e, portanto, precisam seguir todo um procedimento administrativo para avançarem.
A notícia boa é que os estudos já foram concluídos e agora entrará na fase de contratação do pacote de projetos.
Só depois os projetos vão para licitação e iniciam-se efetivamente as obras, divididas em etapas.
Sem dúvidas, será um grande avanço para toda a região, possibilitando maior infraestrutura para a implantação de linhas do transporte coletivo, assim como para melhorarem o fluxo de veículos.
Além disso, proporcionará a valorização dos imóveis e acesso à bens e serviços, melhorando o comércio e a qualidade de vida dos moradores.
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