O Caderno do Bairro é um jornal impresso e on-line de bairro que circula na região sul da cidade de Curitiba.
Praticamos o jornalismo cidadão, levando informações de relevância para as comunidades que moram e trabalham na área de atuação do jornal.
Fundação
Morador do bairro Xaxim desde 1978, o fundador Elencar Antonio Marcelino percebeu o grande potencial da região da Vila São Pedro e a carência de uma mídia local, que trouxesse notícias importantes para sua vizinhança.
O bairro também não tinha um veículo de comunicação onde os comerciantes e empresários pudessem mostrar seu trabalho e divulgar seus serviços.
Em maio de 2004 a primeira edição do Jornal Caderno do Bairro tomou as ruas, com circulação no Xaxim, Pinheirinho e Boqueirão.
As reportagens sobre o que acontecia na região estavam agora à disposição dos moradores de forma gratuita, o que gerou uma grande integração e fez com que o jornal fosse muito bem aceito pelo público.
Expansão para outros bairros: Uma empresa familiar
Dois anos depois, o jornal torna-se uma empresa familiar, com a participação da jornalista Juliana Hemili, esposa de Elencar.
Então, mais um jornal foi fundado pelo casal, agora com circulação nos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara, locais que cresciam muito e onde também havia a carência de uma mídia com a função de levar as notícias aos moradores de forma gratuita e completa.
Este novo jornal Caderno do Bairro seria então administrado pelo sogro de Elencar, João Carlos de Souza, a partir de 2006.
Desde então, ambas as edições cresceram e vem cumprindo um papel social relevante para as comunidades locais, sendo porta voz das principais reivindicações populares. O slogan continua sendo o mesmo de sua fundação: Integração, Cultura e Boas Notícias, o que demonstra os valores defendidos até hoje pelo Jornal Caderno do Bairro.
Distribuição e parcerias
Recheado com notícias de interesse da comunidade local, o Jornal tem uma distribuição gratuita, tornando-o acessível a todos e muito bem aceito nas regiões onde atua.
É voltado às questões de cunho social, atendendo às necessidades dos leitores, anunciantes e empresários locais, instituições religiosas de vários segmentos, associações, ONGs parceiras, entre outros.
Entendemos que a utilidade de um jornal de bairro está atrelada às reivindicações, necessidades, eventos, acontecimentos e anseios da sociedade em que está inserido.
Hoje o jornal está em constante desenvolvimento, não abandonando os princípios que o levantaram, mas agregando a cada edição mais conhecimento. Conta com 5 mil exemplares em cada uma das duas edições, totalizando 10 mil exemplares mensais na região sul da cidade de Curitiba.
É membro atuante da AJBC (Associação dos Jornais de Bairros de Curitiba), tendo sido presidente da entidade o editor do Jornal Caderno do Bairro, Elencar Antonio Marcelino.
Social
O Jornal também trabalha com campanhas e promoções voltadas ao Social e ao Meio Ambiente na comunidade.
É o idealizador da Campanha de Valorização do Comércio da Vila São Pedro e Região, que depois se estendeu também às edições do Campo de Santana. Além disso, organizou e idealizou o Natal Premiado da Vila São Pedro e Região, ação que fomentou o comércio local.
Outra iniciativa do Jornal criada em 2010 foi a Campanha Papa Pilhas, que visa impedir que pilhas e baterias que possuem metais tóxicos sejam descartadas em locais impróprios prejudicando o meio ambiente.
Mais iniciativas são planejadas em prol do meio ambiente, educação e desenvolvimento da região.