Você já ouviu falar de segurança alimentar e nutricional?
O nutricionista e vice presidente do Conselho Regional de Nutri-cionistas da 8ª Região (CRN-8), Alexsandro Wosniaki (CRN-8 3823) esclarece que essa segurança é conseguida ao nos alimentarmos bem, com produtos de qualidade, em quantidade adequada às necessidades do organismo.
E uma das melhores formas de conseguir uma boa alimentação em grandes cidades é a horta urbana.
Trata-se de um recurso importante para a saúde e você pode criar uma, em sua própria casa ou apartamento, em seu condomínio ou em instituições, como escolas e Unidades de Saúde, por exemplo.
Segundo Alexsandro, na grande Curitiba, tem muita gente adotando essa ideia.
“A missão do conselho é a defesa do direito humano à alimentação saudável, reconhece a importância das hortas urbanas, apoia e recomenda essa prática”.
Os produtos obtidos de forma natural são mais saudáveis e nutritivos.
“Consumindo-os, evitamos problemas de saúde que são causados pela ingestão de substâncias químicas, como os agrotóxicos, que deixam resíduos nos alimentos e podem nos causar reações alérgicas e respiratórias, problemas neurológicos e hormonais e até mesmo o câncer”, explica.
Informações sobre as hortas urbanas, como criá-las e cultivá-las, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que desenvolve programas de agricultura urbana em Curitiba. Pense nisso, se informe.
A horta urbana pode ser a sua melhor garantia de segurança alimentar.
Contato da Unidade de Agricultura Urbana:
(41) 3361-2359 / (41) 3366-2295