Neste mês comemoramos uma data muito especial para o Jornal Caderno do Bairro, pois esta edição que circula no Campo de Santana, Caximba e Tatuquara completa mais um ano de existência.
Foi em 2007 que lançamos a primeira edição deste periódico.
Na época, não sabíamos ao certo o que esta experiência nos traria. Já tínhamos um jornal de bairro na região do Xaxim há três anos, e a ideia de criar um jornal aqui veio principalmente da vontade de preencher esta lacuna de informações que tínhamos na região.
A partir desta data, pudemos acompanhar o desenvolvimento do nosso bairro de perto, trazendo as notícias que muitas vezes ficavam nos bastidores, denunciando o descaso do poder público com situações problemáticas, acompanhando o trabalho de entidades, como igrejas, associações de moradores, conselhos, escolas e ONGs.
Também divulgamos eventos que aconteciam da região e apoiamos causas de extrema importância, como a luta contra a instalação de um novo aterro sanitário no Caximba, pela implantação de retornos na BR-116 (Linha Verde), pelo asfaltamento do Rio Bonito, Lambari, e outras ruas destes três bairros que até então eram de terra.
Presenciamos a criação da 10ª Regional da cidade, com uma administração exclusiva para os bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara, que neste mês de novembro também fez aniversário.
Somos testemunhas de um desenvolvimento sem igual, com uma UPA 24 Horas, um Terminal de ônibus, a Caixa Econômica Federal (primeiro e único banco a se instalar da região), a pirâmide solar e o Bairro Novo do Caximba.
Novas creches e as alças do viaduto do Pompéia.
São tantas mudanças que fica difícil colocar todas neste editorial.
Muita coisa mudou, a internet passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, assim como as redes sociais, e foi assim que criamos o Portal de Notícias do Jornal.
Esta foi uma nova abordagem aos leitores mais jovens. Estamos sempre preocupados em nos atualizar, mas conseguimos compreender a importância do jornal impresso, como a documentação de uma história, que acontece dia a dia, mês a mês.
Diferente de grandes jornais impressos, que saíram de circulação com o passar dos anos, os jornais de bairro resistem. Continuamos a rodar a edição impressa e o grande diferencial é que ela sempre foi e continua sendo distribuída gratuitamente para a população local.
Por isso, precisamos agradecer aos parceiros do jornal, que anunciam seus comércios e serviços por aqui.
Estes entendem a importância do trabalho jornalístico que trazemos, da documentação histórica, da relevância que as informações isentas representam. Enxergam que o jornal, mais do que uma simples mídia, promove o desenvolvimento da região.
Entendem que ter visibilidade é fundamental e, por isso, investem em um veículo de comunicação que tem compromisso com a verdade e a ética. Sempre dissemos que nada morto aparece nas páginas do jornal, porque não queremos sensacionalismo, mesmo que isso possa representar sucesso para alguns.
Nossa intenção é ressaltar o bem, de preferência trazendo boas notícias.
Logicamente que brigamos por melhorias para o bairro, mas sempre respaldados na ética, em pesquisas, na Lei, e procurando escutar os moradores e comerciantes locais.
Também agradecemos á ótima receptividade que percebemos nas ruas, em cada distribuição do jornal.
Entregar de mãos em mãos nos proporciona este contato com vocês, leitores, que nos acolhem com alegria e muitas vezes elogiam nosso trabalho.
Graças a vocês, temos motivos para continuar por muitos anos mais.
Desejamos um mês maravilhoso a todos (as) e celebramos esta data com muita alegria, compromisso e certeza de um futuro grandioso. Obrigado por estarem ao nosso lado!
Um mês abençoado, muita saúde, prosperidade, paz e até a próxima edição!
Equipe do Jornal
Caderno do Bairro
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol