Sem dúvidas, a integração entre o Terminal Tatuquara e as cidades vizinhas de Araucária e Fazenda Rio Grande era uma das maiores reivindicações da população que reside nos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba. Agora, essa ligação torna-se realidade, em menos de oito meses de gestão do prefeito Eduardo Pimentel.
A partir da terça-feira, 29 de julho, a linha metropolitana já existente desde o ano de 2022, Araucária/Fazenda Rio Grande, agora também fará uma parada no Terminal Tatuquara, conectando Curitiba a estas duas cidades.
A viagem até Fazenda Rio Grande deve levar cerca de 34 minutos, já para Araucária a estimativa é de 45 minutos. A linha contará com duas plataformas de embarque no Terminal Tatuquara, uma para cada sentido (cidade).
Como a ideia é atender principalmente trabalhadores, o ônibus funciona somente em dias úteis, das 5h20 às 20h05, com 24 partidas diárias, com frequência de 35 minutos. Confira os horários abaixo:

Além de parar no Terminal Tatuquara, o trajeto prevê paradas em várias vilas da região.
Vindo da Fazenda Rio Grande, o ônibus segue pela Rodovia Regis Bittencourt e vai acessar o bairro Campo de Santana pela rua Vereador Angelo Burbello, passando ao lado da Paróquia Sant’Ana, segue à direita pela Delegado Bruno de Almeida, acessa a rua Antônio Zanon, Presidente João Goulart, até o terminal Tatuquara.
Depois, segue sentido Araucária passando pela rua Marcos Bertoldi, no Rio Bonito, até a Lucas de Carvalho, seguindo para a rua Alda Bassette Bertholdi, chegando à Uriel Nogueira dos Santos, passando pelo Moradias Janaína e acessando novamente a Delegado Bruno de Almeida, com várias paradas seguindo até o Caximba. Dali, continua pela rua Francisca Beralde Paolini, atravessa a ponte sobre o rio Barigui, divisa de Araucária. Então, segue ao Terminal Central de Araucária.
Confira o mapa abaixo:


Antes, os moradores que precisassem se deslocar para um dos dois municípios, eram obrigados a voltar ao Terminal Pinheirinho para fazer esta conexão, levando muito mais tempo para chegar ao destino.
A nova integração é uma parceria entre a Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), beneficiando cerca de 34 mil passageiros que circulam pelo Terminal todos os dias.
“Essa integração era uma demanda da população da região que estamos atendendo a partir de terça-feira e que vai ajudar muito na rotina dos passageiros que precisam ir e voltar dos municípios vizinhos”,
diz o prefeito Eduardo Pimentel.
Desde a inauguração do terminal, no ano de 2021, apenas linhas alimentadoras passavam pelo local, fazendo uma importante rede ligando as vilas e facilitando o acesso de milhares de pessoas, mas ainda faltavam as linhas mais solicitadas: uma direto ao Centro da Cidade, outra ligando ao Terminal Sítio Cercado e as que ligassem às duas cidades da Região Metropolitana vizinhas da Regional Tatuquara, Fazenda Rio Grande e Araucária.
A primeira a ser implantada veio em agosto do ano passado, a tão esperada linha de ligeirinho Tatuquara/Centro, que liga o terminal à Praça Rio Barbosa. No final de junho deste ano veio a linha ligando o Tatuquara ao Terminal do Sítio Cercado. E agora, finalmente a ligação entre a Regional Tatuquara e as duas cidades metropolitanas.
- Agora ficou mais fácil voltar pra casa: nova linha liga Tatuquara a Araucária e Fazenda Rio Grande
- Companhia da PM responsável pelo policiamento no Xaxim vai mudar
- Bênção dos carros de São Cristóvão será em 27 de julho
- Horta no inverno. Saiba o que plantar em casa nos dias frios
- Interbairros III agora com parada na Estação-Tubo São Pedro na Linha Verde