Quem mora na vila Jardim Sant’Ana, no bairro Campo de Santana, tem o privilégio de estar ao lado de uma grande área de bosque, local muito bonito, com várias espécies de árvores, animais e onde passa um córrego.
Mas toda esta paz e contato com a natureza segue ameaçada devido ao mal comportamento de alguns indivíduos.
O descarte irregular de lixo, principalmente no decorrer da rua Josué Camargo, entre as ruas Ruy Leal e a rua Pedro Leandro de Siqueira preocupa os moradores. Em vários pontos é possível encontrar amontoados de lixo, caliça e até móveis velhos.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2024/12/lixo-moradias-santana3-dez2024.jpg)
Além de caracterizar crime ambiental, as pilhas de lixo trazem perigos iminentes aos que residem nas proximidades, como a proliferação de insetos, como moscas e baratas, assim como de ratos e outros animais que podem trazer prejuízos aos seres humanos.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2024/12/lixo-moradias-santana4-dez2024.jpg)
Com o calor, a possibilidade do local se transformar em criadouro de mosquito da dengue é imensa.
No local até existem placas antigas alertando que é proibido jogar lixo, mas segundo os moradores, “o problema só aumenta porque não tem fiscalização dos órgãos sob as áreas de reserva no local”.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2024/12/lixo-moradias-santana5-dez2024.jpg)
Em alguns pontos, os próprios vizinhos tentam manter os locais bem cuidados, plantando flores e criando áreas de convívio.
Infelizmente ações individuais não são suficientes para manter o local limpo. É necessário que a Prefeitura realize a limpeza e monitore o local para que não volte a se tornar depósito irregular de resíduos.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2024/12/lixo-moradias-santana2-dez2024.jpg)
Em Curitiba, o cidadão pode solicitar a coleta de entulhos, restos de construção civil e resíduos vegetais gratuitamente via Central 156, por telefone, aplicativo ou diretamente no site.
Além disso, a Prefeitura também disponibiliza pontos de coleta chamados de Ecopontos pela cidade, para descarte de resíduos vegetais e entulhos, móveis inservíveis, recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e gordura já usados; além de resíduos orgânicos não processados como cascas e restos de frutas, folhas, legumes, cascas de ovos, borras de café em composteiras comunitárias do Programa Municipal de Compostagem.
No bairro Campo de Santana, o Ecoponto misto está localizado na rua Teresa de Freitas Tavares, 331.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h; e das 13 às 17 horas.
Jogar lixo em rios, terrenos baldios, fundos de vales, praças, parques, vias públicas, entre outros, está sujeito à multas que variam de R$ 400 a 50 milhões, conforme a gravidade da infração.
O cidadão que presenciar qualquer tipo de irregularidade de descarte de resíduos pode denunciar a ação pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone.
É interessante anotar a placa do veículo e fotografar ou filmar o momento do descarte irregular de lixo, para que o infrator seja responsabilizado.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol