Se você chegou no final de 2023 e não cumpriu nem metade, ou mesmo nenhuma das metas que tinha traçado no começo do ano, tenha calma, porque você não está sozinho.
Cerca de 92% das pessoas nunca alcançam suas metas de Ano Novo, conforme uma pesquisa da Universidade de Scranton, da Pensilvânia (EUA).
Geralmente, as pessoas cometem grandes erros ao tentarem planejar o ano seguinte, e esse é o principal motivo para não atingirem suas metas.
Primeiramente, a potência em agir vai diminuindo com o passar do tempo, fazendo com que aquela empolgação na hora de fazerem suas listas não continue durante o restante do ano, nos momentos em que deveria de fato agir.
Fazer uma lista muito grande de coisas que deseja realizar, é um sinal de que, provavelmente, você vai tropeçar no meio do caminho.
Isto porque as mudanças acontecem gradualmente e precisam de alguns ingredientes para acontecerem: persistência e determinação.
A persistência vai garantir que você não desista de seus objetivos, enquanto que a determinação fará com que você permaneça firme até alcançar as suas metas.
E é mais fácil conseguir com listas menores e mais realistas. O excesso de informação e obrigações, pode gerar o sentimento de “querer largar tudo.”
Basicamente, não conseguimos realizar o que tanto queremos em nossas vidas porque naqueles momentos em que a preguiça bate, procrastinamos os afazeres que realmente importam e nos deixamos levar pelas distrações do dia a dia, perdendo minutos, e as vezes até horas valiosas, navegando pelas redes sociais, assistindo vídeos inúteis, participando de debates infrutíferos nos grupos de WhatsApp.
E se não cuidarmos, faremos isso todos os dias!
Ou seja, se somar essas horas, você vai cair para trás quando perceber a vida escorrendo pelas suas mãos. O tempo de vida é a única coisa que não se restitui, uma hora ele se acaba.
Sem executar tarefas construtivas no dia a dia, deixamos de preparar o futuro que tanto almejamos. Sendo mais realista ainda: desse jeito você NUNCA vai chegar aonde você quer!
É fundamental entender que aquela tarefa adiada, que faz parte do seu projeto de vida, pode ser feita muitas vezes em 30 minutos, uma hora, ou um pouco mais todos os dias, e não desistir quando se sentir cansado ou tentado à focar no que não é construtivo, é o segredo para o sucesso.
Falar é mais fácil do que fazer, por isso, diminua suas listas de desejos para o próximo ano e defina cinco metas principais. Transforme essas metas em projetos do ano e vá determinando que ações precisa fazer para que ao final do tempo determinado, chegue ao objetivo.
Por exemplo: se uma de suas metas é emagrecer, defina que ações precisa desempenhar para que isso aconteça.
- Posso fazer exercícios duas vezes na semana;
- Posso parar de tomar refrigerante;
- Posso optar por alimentos mais saudáveis (menos gordura e açúcar);
- Posso fazer mais comida em casa ao invés de comer fast foods ou em restaurantes;
- Posso sempre usar as escadas ao invés do elevador;
- Posso optar por ir fazer compras a pé, ao invés de sempre usar o carro etc.
Assim, fica mais fácil saber o que você precisa fazer, com determinação para chegar ao propósito e persistência para não desistir quando tiver uma recaída.
As mudanças de hábitos são lentas, precisamos focar nas atitudes certas e simplesmente agir. Eu já estou com meu plano de metas montado, agora, é mão na massa!
Determinação e persistência, quem sabe no final de 2024 podemos comemorar conquistas maravilhosas em nossas vidas?
Um ótimo final de ano a todos! ❤
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol