As pessoas que residem no Moradias Jardim Santana, no bairro Campo de Santana, passam dificuldades devido à falta de acesso direto à rua da Cidadania, UPA e Terminal Tatuquara.
Mesmo praticamente fazendo divisa com estes equipamentos públicos, não existe uma ligação regularizada para pedestres e motoristas, fazendo com que muitos tenham que se deslocar por cerca de 3 km, dando a volta, tendo que passar pela Vila Zanon.
Essa situação fez com que os próprios moradores do Jardim Santana abrissem uma rua irregular em um terreno baldio, com extensão de pouco mais de 200 metros.
O problema, descrito por Lucas Duarte Martinez, morador da região, é que a “rua” é extremamente precária. “Aqui tem uma rua de barro que liga Campo de Santana com Tatuquara, porém, essa estrada está muito prejudicada, dificultando a passagem. Com isso, as pessoas precisam dar a volta toda pra ir pro terminal, UPA ou Rua da Cidadania, mesmo sendo a 800 metros de distância, muitos carros atolam ou não consegue passar”, explica Lucas.
Resolvemos ir até lá, e passamos com muita dificuldade pelo caminho com nosso veículo.
Também vimos pedestres, motos e outros carros se aventurando por ali. O risco de atolamento é grande, pois não chega a ser uma passagem de saibro.
É terra e quando chove deve ser quase impossível a travessia.
A estrada irregular começa no final da rua Melania Zeni Visinoni com a Milton Muricy, segue por pouco mais de 200 metros e liga o Moradias Santana, no bairro Campo de Santana, à rua Padre Alcides Zanella, no Moradias Boa Esperança I, bairro Tatuquara.
O terreno consta como Imóvel Público e tem 30.758,46 m².
Segundo o Administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, a população tentou colocar a rua irregular no Fala Curitiba, mas foi descartada, pois existe a diretriz de uma rua que passará ao lado das linhas de energia, que também ligará ao Jardim Cajueiro.
“A gente tem um grande eixo de mobilidade previsto na longitudinal e tem outro na transversal, que está sendo chamado pelo IPPUC de conectora Sul”, explicou Marcelo.
A questão é que, por enquanto, os moradores terão que continuar usando a rua irregular e não existe previsão para que a situação se resolva em definitivo.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol