No dia 12 de dezembro o Prefeito Rafael Greca e o vice Eduardo Pimentel entregaram 17 novos ônibus em evento no Tatuquara para compor a frota do transporte coletivo da capital.
Os novos ônibus vão circular na região sul da cidade e representam mais segurança para os usuários. Até o final do primeiro trimestre do ano que vem, serão entregues 187 novos veículos à diesel.
Entre 2017 e 2025 serão 730 ônibus adquiridos, representando uma renovação de 62,45% da frota urbana da capital.
Além de emitir menos poluentes, os veículos contarão com dois espaços para cadeirantes e bancos estofados, sendo 20% dos assentos destinados a pessoas com deficiência.
Também possuem sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.
Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência, todos os ônibus também estão equipados com tomadas USB para recarga das baterias de celular e ainda com calhas verticais nas janelas para que possibilitem a entrada e melhor circulação interna do ar em dias de chuva.
“É com muita alegria que estou aqui entregando esses ônibus aqui ao lado do Terminal Tatuquara. Temos ao lado uma Rua da Cidadania que é das mais ativas e mais frequentadas das dez que possui Curitiba, a UPA que nós abrimos há oito anos e que encontramos inclusive arruinada, esquecida, sem médicos e sem remédio. Essa rua aqui era um poeirão. O Tatuquara se transformou. Quando nós começamos, o Eduardo e eu, nós pensávamos muito num poema de São Francisco de Assis, que ele dizia com os seus frades, quando eles eram muito pobres e estavam começando. Fazer um pouquinho de cada vez. E quando terminar, parecerá que o que fizemos foi fazer o que antes parecia impossível. É isso que fizemos em Curitiba”
disse Greca.

Já Eduardo Pimentel reforçou seu compromisso em manter um transporte público de qualidade e ainda mais eficiente.
Os novos ônibus vão trazer mais conforto, segurança e, por serem modernos, também são menos poluentes. Além disso, serão equipados com câmeras.
Dos 17 ônibus, 15 são ligeirinhos (cinza) para 90 passageiros e irão compor as linhas 707 – Tatuquara/Centro; 607-Colombo/CIC; 700-Pinheirinho/Cabral, 304-Pinhais/Campo Comprido, 206 – Barreirinha/São José; e 702-Caiuá/Cachoeira.
Outros dois serão articulados para 138 passageiros e irão atuar nas linhas 545-Trabalhador e 528-Boqueirão/Pinheirinho.
Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, “Com o aumento da frota será possível fazer a integração entre Araucária e Fazenda Rio Grande e levar a linha Tatuquara-Centro até a o Jardim da Ordem, que também é uma demanda dos passageiros da região”.
- Moradores já podem sugerir obras no Fala Curitiba
- A Intensidade das relações sociais
- Projeto social já profissionalizou mais de 520 pessoas na capital e Região Metropolitana
- Pix Farma Tatuquara: Sua Saúde em Boas Mãos, com Economia de Verdade
- Vacinação nas escolas, uma medida para proteger a saúde das nossas crianças