Entenda o que é, seus benefícios e onde é aplicada
O gás ozônio é uma das maiores descobertas da história.
Ele é muito utilizado na indústria de alimentos para eliminar agrotóxico e inseticidas, na indústria têxtil, nos hospitais, no ar e na água para a desinfecção de vírus, fungos e bactérias, na esterilização de piscinas e ar-condicionado e nos cosméticos, como cremes e óleos.
Na medicina, é utilizado como técnica terapêutica no tratamento de um amplo número de doenças.
A ozonioterapia foi inicialmente utilizada na 1ª Guerra Mundial por um médico alemão para tratar os feridos de guerra, com tratamentos nas gangrenas, nas amputações, nas entorses, nas feridas, nas lesões musculares e articulares.
O objetivo era eliminar a dor imediatamente e desinflamar outras lesões, assim como a desinfecção. Atualmente, no Brasil está ganhando mais força na utilização no combate ao coronavírus (Covid-19).
Basicamente, consiste num processo em que é administrado o gás de ozônio para tratar alguns problemas de saúde, prevenção e hoje muito utilizado na estética.
Ele é um gás composto por 3 moléculas de oxigênio que tem importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, além de ter um efeito de melhora da oxigenação dos tecidos, assim como fortalecimento do sistema imune.
É a mais segura das terapias médicas e bem sugerida no tratamento de problemas crônicos, como artrite, dor crônica (coluna, ciático, ombro, joelho, enxaqueca, etc), feridas infectadas, atraso na circulação, por exemplo.
Com a ozonioterapia podemos tratar vários tipos de câncer (ajudando a combater tumores e reduzindo os efeitos colaterais da radioterapia e da quimioterapia), diversos problemas circulatórios, doenças virais (como hepatite, HIV), úlceras diabéticas e por insuficiência arterial, queimaduras de diversos tipos, hérnias de disco, protrusão discal e dores lombares, dores articulares decorrentes de inflamações crônicas, colites e outras inflamações intestinais crônicas, condições e doenças de idosos e imunoativação geral.
Normalmente é realizada uma sessão semanal, com uma boa resposta de melhora clínica já nas primeiras sessões.
Obs: Matéria de responsabilidade da Terapeuta Integrativa Paula Gislaine Ivankio.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2020/08/paula_gislaine_ivankio.jpg)