O ano começa com a divulgação de grandes obras em toda a cidade de Curitiba. Para a região sul, especialmente para os bairros Caximba e Campo de Santana, alguns editais de obras importantes serão lançados a partir de fevereiro. Em reunião técnica na Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) no dia 26 de janeiro, o prefeito Eduardo Pimentel apresentou o pacote de obras e os recursos a serem investidos no ano para melhorias na capital.
Saúde: Unidade Bairro Novo do Caximba e Unidade Janaína
O edital mais esperado é o da construção da Unidade de Saúde Bairro Novo do Caximba. Previsto para sair já em fevereiro, representa grande avanço e melhora de qualidade de vida para milhares de moradores.
A nova unidade significa acesso gratuito a serviços de saúde importantes, como consultas médicas e de enfermagem, vacinação, odontologia, exames e acompanhamento de doenças crônicas. Além disso, desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças para evitar complicações e internações hospitalares. Também conta com a distribuição de medicamentos essenciais gratuitos para a população.
As Unidades Básicas de Saúde são a porta de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ajudam a salvar milhões de vidas em todo o Brasil, resolvendo cerca de 80% dos problemas de saúde, o que diminui a sobrecarga nos hospitais maiores.
Seguindo neste assunto, outra obra muito aguardada é a Construção da Unidade Básica de Saúde Janaína, no bairro Campo de Santana. O edital está previsto para sair em setembro deste ano e já é o primeiro passo para a concretização deste projeto.
Educação e Assistência Social
Mais uma novidade para o Caximba é a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Bairro Novo do Caximba, aumentando o número de vagas para bebês e crianças até 5 anos de idade. O edital está previsto para sair em março. Assim, os pais poderão trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estarão em um local seguro e de aprendizagem, recebendo alimentação e sendo bem cuidados.
Também está prevista a implantação de um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no bairro. O edital sairá no mês de maio e prevê a reforma e ampliação do espaço já existente e hoje ocupado pelo Escritório Local do Caximba (ELO) para a instalação do Cras.
Habitação e Infraestrutura no Bairro Novo do Caximba
Ainda para o bairro Caximba, estão em andamento as obras do Bairro Novo do Caximba (fases 1, 2, 3 e 4) e a ampliação da Escola Municipal Joana Raksa. Consta no plano de obras para iniciar em 2026 a construção de mais 205 unidades (143 moradias e 3 unidades comerciais e infraestrutura viária no Bairro Novo do Caximba), com edital previsto já para fevereiro. Outras 235 unidades habitacionais e 43 comerciais da fase 5 esperam o trâmite de licitação e aprovação.
Investimento Recorde: PRO Curitiba
Além das obras citadas acima, outras diversas melhorias na cidade estão previstas para este ano, incluindo:
- Obras do Inter 2;
- 90 km de manutenção do asfalto nos bairros;
- Projetos de drenagem;
- Trincheiras na Linha Verde, na Marechal Floriano Peixoto e em outros locais;
- Construção de outras unidades de saúde na capital;
- Construção do Restaurante Popular Boqueirão;
- BRT Leste/Oeste;
- Construção do Novo Terminal do Capão da Imbuia;
- Construção da Rua da Memória do Centro, entre outras.
Todas as obras apresentadas pelo Prefeito Eduardo Pimentel fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), lançado em 2025, considerado o maior da história da cidade, que prevê um investimento de mais de R$ 6 bilhões entre 2025 e 2028.
Mais informações sobre obras, acompanhe nas próximas edições ou pelo www.portalcaderno.com.br.
- Carnaval 2026: Garibaldis e Sacis levam alegria ao Tatuquara
- Unidade de Saúde, creche, CRAS e moradias: conheça as obras previstas para o Caximba e Campo de Santana em 2026
- Fóruns Comunitários orientam mais de 1 mil pessoas em 2025
- Regularize o Título Eleitoral e garanta seu direito de voto em 2026
- Vestibular da UFPR 2027 terá somente uma fase















