A iniciativa acontece junto às trocas do projeto Reciclar é Viver e auxilia a população em demandas de empregabilidade, segurança pública, saúde, entre outras.
Cerca de 2,7 milhões de brasileiros não possuem registro civil e 6 milhões enfrentam o desemprego, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de mais de 33 milhões não terem acesso à água potável, segundo dados do Instituto Trata Brasil.
Os desafios nacionais retratam o que se passa em comunidades de cada estado brasileiro. Em Curitiba (PR), nos bairros Tatuquara e Campo de Santana e no município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, o Projeto Despertar Para a Autonomia II, realizado pela Associação Vovô Vitorino, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, lançou os Fóruns Comunitários para orientar os moradores em suas demandas, a fim de resolver problemas da região.
No ano de 2025, 56 encontros foram realizados e cerca de 1.170 pessoas foram atendidas, ouvidas e tiveram suas demandas direcionadas. A cada dois meses, as 13 comunidades atendidas de Curitiba recebem as ações, em dias alternados, sendo aos sábados ou às terças-feiras.
Estagiários e alunos de diferentes cursos participam dos Fóruns e atuam na defesa de direitos e na promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, saúde, segurança, educação, meio ambiente, políticas públicas e desenvolvimento econômico sustentável.
O próximo encontro será dia 7 de fevereiro, no Caximba.
“Os Fóruns são um espaço de escuta para a população. Apesar de não resolvermos os problemas em si, conseguimos orientar a comunidade e direcionar os pedidos. Durante os encontros, há rodas de conversa sobre os mais variados temas, desde saúde até segurança pública. O primeiro ano do projeto foi incrível e conseguimos ajudar com novos empregos e a resolução de diversos problemas. Além de que, em dezembro, os participantes de todas as comunidades que aconteceram os encontros ganharam um frango e um panetone para comemorar o Natal”, destaca Maria Julia Xavier, coordenadora executiva da Associação Vovô Vitorino.
Demandas solucionadas
Em grande parte dos Fóruns, o pedido era o mesmo, o de emprego para a população.
A partir da solicitação, a equipe conversou com a coordenação do Sine Móvel, uma unidade do Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Curitiba que, por meio de uma van, vai até pontos estratégicos e oferece serviços gratuitos focados na empregabilidade, e uma parceria foi firmada.
O Sine Móvel esteve presente em diversos encontros, o que resultou no encaminhamento de 180 pessoas para vagas de emprego, com cerca de 20% sendo contratadas.
“Em todas as comunidades que a gente tem o Fórum, o Sine também faz essa ação de empregabilidade, tanto para jovens que buscam o primeiro emprego, quanto para trabalhadores que buscam por um emprego formal”, destaca Maria Julia.
Entre as ações do Sine, estão orientações sobre emissão e utilização da Carteira de Trabalho Digital, consulta a vagas de trabalhos, encaminhamentos para processos seletivos e emissão da isenção no transporte coletivo aos trabalhadores que se enquadram nos critérios.
No Campo de Santana, uma das principais necessidades da comunidade era acabar com a depredação da academia e do parquinho ao ar livre, um espaço público que estava sendo danificado por vândalos.
O pedido era a colocação de uma câmera de segurança e, por meio de um ofício, a equipe encaminhou o pedido à Secretaria de Segurança da Prefeitura de Curitiba e a solicitação foi aprovada e será implementada em breve.
Nas ações de garantia de Direitos, 36 pessoas receberam atendimento e orientações jurídicas em parceria com um advogado previdenciário.
Já nas ações com o Ministério Público (MPPR), foram realizados 33 atendimentos, e nos acolhimentos com multiprofissionais das áreas da saúde, educação, trabalho e renda, 95 pessoas foram atendidas. Além disso, foram realizados encaminhamentos para atendimento odontológico na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), devido à longa fila de espera na Unidade Básica de Saúde (UBS) e orientação que visam a regularização de residências, fornecimento de energia elétrica e saneamento básico.
Fóruns fazem parte de projeto de capacitação profissional
Os encontros fazem parte do Projeto Despertar Para a Autonomia II e as ações acontecem simultaneamente às trocas do Reciclar é Viver, uma iniciativa da Associação em que os moradores trocam material reciclável por alimentos. No ano passado, o projeto chegou à marca de 30 toneladas de material reciclável coletado e revertido em, aproximadamente, 130 toneladas de alimentos não perecíveis.
Além das trocas e dos atendimentos dos Fóruns, durante os encontros há ainda a oportunidade de se inscrever e conhecer os cursos oferecidos pelo Projeto Despertar Para a Autonomia II.
Em 2025, mais de 550 pessoas foram formadas em 42 turmas de 26 cursos diferentes nas áreas de estética e beleza, gastronomia, indústria, saúde e gestão e tecnologia. Todos os alunos participam de oficinas socioemocionais e para os cursos focados no empreendedorismo, o Sebrae oferece uma oficina focada no tema.
Sobre a Associação Vovô Vitorino
Fundada em 1992, a Associação Vovô Vitorino atua na proteção da infância e apoia o desenvolvimento da comunidade do Tatuquara e região, nas áreas da assistência social, educação e implementação de projetos que visam a sustentabilidade ambiental, como o Reciclar é Viver, que em 2024 retirou mais de 577 kg de materiais recicláveis das ruas e recebeu, em 2009, o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, e em 2012, o Troféu Zilda Arns, na categoria meio ambiente.
Além do fortalecimento de vínculos, com um grupo que atende cerca de 100 crianças de 7 a 13 anos e as capacitações profissionais, que já formaram mais de 1500 pessoas.
Anualmente, a organização realiza um prêmio, o Troféu Vitorino Xavier, que reconhece iniciativas e líderes que trouxeram benfeitorias para suas comunidades.
Além do bazar que é promovido todos os meses, apoiando a economia solidária e circular e possibilitando que roupas que não têm mais uso para algumas pessoas tenham um novo destino.
Sobre o Despertar Para a Autonomia
O Projeto é uma realização da Associação Vovô Vitorino, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e está na sua segunda edição. O programa oferece cursos de capacitação profissional para moradores do Tatuquara e de Araucária (PR).
Em sua primeira edição, entre 2021 e 2023, a iniciativa formou 520 pessoas em 13 cursos, e a expectativa é que nos próximos três anos, mais 1.500 concluam as formações em áreas como gastronomia, beleza, indústria, gestão, tecnologia e construção civil.
Para mais informações, acesse www.instagram.com/despertarparaautonomia ou entre em contato pelo telefone 41 98466-1250.
- Carnaval 2026: Garibaldis e Sacis levam alegria ao Tatuquara
- Unidade de Saúde, creche, CRAS e moradias: conheça as obras previstas para o Caximba e Campo de Santana em 2026
- Fóruns Comunitários orientam mais de 1 mil pessoas em 2025
- Regularize o Título Eleitoral e garanta seu direito de voto em 2026
- Vestibular da UFPR 2027 terá somente uma fase















