No dia 21 de abril o mundo viu partir uma das pessoas mais importantes da atualidade. Logo após a Páscoa, o Papa Francisco descansou de sua missão, que desempenhou com tanta competência e amor.
Não se considerava sem pecados, tamanha sua humildade em reconhecer suas características mais humanas. Seguiu os passos de Cristo como poucos.
Acolheu os mais vulneráveis, se preocupava com a fome no mundo. Sabia que Deus é Pai, e que por isso acolhe a todos os seus filhos.
Sabia que precisava se posicionar, sem medo, ficando sempre ao lado dos mais frágeis.
Não ostentava, ao contrário, abdicou de luxos, e olhou pelos pobres, se aproximando mais ainda de São Francisco de Assis, a quem adotou o nome.
Em um planeta ainda assolado por guerras, clamou e orou pela paz.
Trouxe simplicidade, misericórdia e a escuta ativa. Tentou servir mais do que ser servido. Deixa um legado de exemplos, não de discursos.
Até os que não são católicos o admiram e o reconhecem como pessoa de boa vontade, pessoa do bem.
Aliás, as opiniões alheias não importam, somente a verdade. E Deus tudo sabe.
Que tudo isso sirva de inspiração aos que ficam. Compaixão pelos que sofrem. Perdão aos que erram. Caridade aos pobres e acolhimento aos marginalizados. Simplicidade, que reconhece que daqui nada levamos. Luta pela justiça e igualdade social.
Atitudes pacíficas, totalmente contrárias às guerras e a todo tipo de violência. A defesa do planeta e do meio ambiente, afinal, é a casa que Deus nos colocou.
Que possamos, ao menos um pouquinho, seguir seus passos, deixando o orgulho e o egoísmo de lado.
Todos vamos um dia partir, e o que queremos deixar para trás? O que vamos levar?
“Orai e vigiai”, mantendo a atenção, ficando alertas, analisando nossos próprios pensamentos, sentimentos, palavras e ações.
Nunca nos esqueçamos que quando em oração dizemos “mas livrai-nos do mal”, não se trata somente do mal que os outros podem nos fazer, mas do mal que carregamos dentro de nós.
Que deixemos de só falar para agir. E que essa ação seja no dia a dia, e não somente quando estamos dispostos a ir ao templo, à igreja, ou qualquer que seja seu local de fé.
Hoje o céu está em festa recebendo um verdadeiro missionário do amor e da luz.
Prestamos aqui nossa singela homenagem.
Jornal Caderno do Bairro.
- Moradores já podem sugerir obras no Fala Curitiba
- A Intensidade das relações sociais
- Projeto social já profissionalizou mais de 520 pessoas na capital e Região Metropolitana
- Pix Farma Tatuquara: Sua Saúde em Boas Mãos, com Economia de Verdade
- Vacinação nas escolas, uma medida para proteger a saúde das nossas crianças