Em sua primeira entrevista concedida à imprensa nacional, o prefeito eleito Eduardo Pimentel falou sobre as prioridades de sua gestão para Curitiba e as primeiras ações tomadas.
Uma delas foi a redução da passagem dos ônibus para R$ 3,00 nos domingos e feriados.
“A cidade não pode parar um minuto e desde o dia primeiro de janeiro estamos trabalhando com muita força na manutenção urbana da cidade. Já implantamos um compromisso que eu assumi no período eleitoral, que foi a redução do valor da passagem de ônibus de Curitiba para R$ 3 nos domingos e feriados. Para que as famílias possam se visitar, ir nos parques e praças. E já no primeiro domingo tivemos aumento de 33% na utilização do ônibus”, destacou o prefeito.
Além disso, detalhou as ações de prevenção e combate à dengue, que inclusive já iniciaram no dia 15 de janeiro no bairro Cajuru com mutirão de limpeza e já estão acontecendo em vários bairros da capital.
O prefeito também enviou apoio aos municípios do litoral do Paraná a pedido do Governo do Estado, pois enfrentaram um surto de gastroenterite.
Ainda na área da Saúde, Pimentel anunciou que pretende entregar na cidade a primeira UPA este ano ou no começo do ano que vem.
“Também já temos os projetos prontos de duas novas unidades de saúde e o governo do Estado vai disponibilizar recursos para a construção”, garantiu Eduardo Pimentel.
Além disso, divulgou que a população de Curitiba vai ganhar mais uma grande ação da saúde, que é o Hospital e Maternidade Bairro Novo, com mais de 250 leitos.
“Nós estamos estudando o formato para viabilização desse empreendimento. Se será uma parceria público privada ou será integralmente pública”, explicou o prefeito.
A novidade para os donos de pets é o funcionamento do novo Hospital Público Veterinário do Paraná, localizado no Parque São Francisco de Assis, que já começou os atendimentos gratuitos de cães e gatos.
O prefeito reafirmou o compromisso de construir outro hospital do gênero na cidade.
“A partir do ano que vem vamos construir e entregar o segundo hospital público veterinário do Paraná, dessa vez na região sul da cidade, para que a gente tenha estruturado o SUS animal para atendimento rápido para as famílias que possuem pets”, disse.
Na área da educação, Eduardo explicou que este assunto é sua prioridade.
“Eu fui visitar na semana passada duas creches que nós vamos entregar, com mais de 250 vagas no total, que já entram em funcionamento a partir de abril. E eu fiz um compromisso no período eleitoral que é de construir 36 novas creches, disponibilizando 9 mil vagas para crianças de 0 a 3 anos e também aumentar o número de refeições para 5, tanto nas creches, como no ensino fundamental”.
Na área da segurança pública, Eduardo Pimentel disse que a Prefeitura vai continuar investindo em duas frentes: o trabalho permanente de valorização da Guarda Municipal e o investimento em equipamentos, em tecnologia e inovação.
Em relação às mudanças climáticas, a prefeitura de Curitiba já tem vários projetos em andamento, como a construção do Bairro Novo da Caximba e a Reserva Hídrica do Futuro, cuja primeira etapa já entrou em operação no bairro Umbará.
A Prefeitura de Curitiba será mais ativa no processo de promover a capacitação gratuita da mão de obra. A ideia é estabelecer uma parceria com as federações da indústria e do comércio para intensificar as ações.
Para apoiar a população em vulnerabilidade social, o prefeito Eduardo Pimentel determinou que a Fundação de Ação Social amplie as equipes na rede de acolhimento na cidade, que precisa ser voluntário.
O objetivo é ofertar tratamento para dependentes químicos e fortalecer a contratação de vagas nas comunidades terapêuticas.
No caso de deficiência mental, fazer o encaminhamento para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para que sejam feitos os tratamentos de saúde e aí vêm as fases seguintes de encaminhamento para emprego e moradia.
“É o caminho natural para reinserção na sociedade, inclusive foi um compromisso de campanha que os contratos de prestação de serviço da Prefeitura sejam disponibilizados, em parte para estas pessoas que estão em recuperação, para que elas tenham oportunidade de trabalho para não voltar às ruas”, revelou.
- Trincheiras no Xaxim: Uma Nova Era para o Trânsito na Região
- Estação-Tubo da Vila São Pedro volta a funcionar
- Dona Zenaide: Moradora da Vila São Pedro completa 100 anos de vida e memórias
- Rede de Proteção Animal vacina 80 pets no Tatuquara
- Roda de Conversa para Adolescentes no Tatuquara marca início de ações em 2025