Lançado no dia 09 de dezembro e com proposta de ir até a data de 6 de janeiro de 2022, o efetivo da Guarda Municipal vai reforçar a atuação em diversas áreas espalhadas pela cidade nessa época de festas. O foco principal são locais que atraem um volume grande de pessoas.
O esquema de segurança contará com o incremento de 89 guardas municipais que durante o ano concluíram o curso de formação e já estão incluídos nas escalas de trabalho na região central.
Os principais eixos comerciais, no Centro e nos bairros, receberão atenção especial durante esse período de fim de ano. No trânsito, a organização e o apoio a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres serão de responsabilidade dos agentes da Superintendência de Trânsito (Setran).
De forma a garantir um fim de ano tranquilo para as famílias, será também intensificada a fiscalização de produtos perigosos, como fogos de artifício, que envolvem equipes das secretarias do Meio Ambiente, Urbanismo e da Defesa Civil.
Em caso de emergência, o cidadão pode recorrer ao guarda municipal mais próximo ou ligar para o telefone de emergência da corporação – 153. Pelo Centro de Operações da Guarda Municipal será acionada uma equipe para fazer o atendimento.
São 1.200 guardas municipais que vão atuar na fiscalização, orientação e proteção, principalmente no Centro da cidade. Além disso, são 300 agentes de trânsito.
Precaução e cuidado também devem ser levados em consideração pelos cidadãos na hora de ir às compras.
Nessa época de Natal e fim de ano a movimentação é maior, todo cuidado é necessário.
Confira abaixo algumas dicas de segurança para que você não seja surpreendido e faça parte dessa crescente estatística de furtos e roubos.
- Evitar manusear o celular quando estiver na rua.
- Cuidar com bolsas e mochilas, aconselha-se carregá-las à frente do corpo.
- Evite circular com grande quantia de dinheiro.
- Não utilizar fones de ouvido enquanto estiver andando na rua.
- Redobrar a atenção para a presença de pessoas suspeitas na hora de digitar senha de cartões de pagamento, na agência bancária ou em lojas.
- Não deixar nos bancos do carro sacolas de compras, computador, bolsa ou pertences que possam chamar a atenção.