Olá, amigos (as). Esperamos que todos vocês estejam renovados após as festas de fim de ano para a nova luta que nos aguarda. Mais um ano, mais oportunidades, se Deus quiser.
Muitas pessoas aproveitam o final de ano para programar e fazer várias promessas para o ano que se inicia.
Eu, particularmente, demorei e comecei a fazer minha lista somente agora. Confesso que a instabilidade do momento me fez deixar de lado os planos, deixar a vida me levar por um tempo, porém, percebi que para quem não tem um destino, qualquer lugar serve. E não quero estar em qualquer lugar, contar com a sorte, com o acaso.
Ter um rumo é importante, porque mesmo que demore mais do que o esperado para chegar, ao menos você está no caminho certo.
A primeira coisa a se fazer é escrever uma lista com o que você quer fazer, cumprir, mudar, realizar durante o ano. A famosa lista de desejos: perder peso, se exercitar, aprender uma nova língua, expandir os negócios, comprar alguma coisa importante, parar de fumar, mudar hábitos nocivos, melhorar suas notas, ficar menos tempo nas redes sociais, e por aí vai.
Aqui duas dicas são importantes:
- Não defina objetivos fora da realidade, que você sabe que são impossíveis. Isso geralmente acontece quando não dependem de você, mas do desejo de outras pessoas; ou quando exigem muito sacrifício que você não consegue ou não está disposto a fazer.
- Não coloque milhares de coisas em sua lista. Foque no que é mais importante. O que você realmente quer mudar, o que é possível ser feito durante o ano para que você chegue mais perto de concretizar seus sonhos.
A mudança depende da ação e quando temos muitas mudanças a fazer ao mesmo tempo, a tendência é que acabemos abandonando, deixando passar mais um ano sem fazer nada expressivo.
Depois de definidas as metas, pegue cada uma delas e pense em como você pode chegar lá. Planeje as etapas para que você consiga alcançá-la. Por exemplo, se seu objetivo é focar na sua saúde, defina uma estrategia a ser seguida como:
- a) Caminhar três vezes por semana;
- b) ingerir mais vegetais, menos açúcar e gordura;
- c) cortar o refrigerante;
- d) fazer exames de rotina;
- e) tomar mais água…
Organizando as ações, fica mais fácil de cumpri-las com calma, sem desistir e, assim, alcançar seu objetivo.
Também é importante que você tenha uma forma de medir seus avanços. No exemplo acima, pode ser reduzindo o colesterol, a glicemia, verificando seu peso na balança regularmente, medindo a distância de suas caminhadas etc.
Caso veja que são muitas mudanças e que você não terá tempo para cumprir todas, foque nas que serão mais eficazes para alcançar a sua meta.
Lembre-se: fazer uma coisa é melhor do que não fazer nada. Saiba onde você quer chegar, trace e siga seu plano, seja persistente, assim, com certeza muitas mudanças boas irão acontecer, só depende de você!