Mais uma etapa do projeto Bairro Novo do Caximba está em andamento.
Após a abertura de licitação para a construção das 752 primeiras casas que compreenderão o projeto, no dia 02 de junho uma proposta foi apresentada para a Prefeitura de Curitiba.
Agora toda a documentação da empresa Sial Construções Civis LTDA será analisada para que haja a validação da proposta e, em breve, o resultado será divulgado.
As unidades habitacionais serão formadas por conjunto de 4 casas sobrepostas, além de 12 unidades mistas de comércio no térreo e moradia no piso superior. Cada casa terá em média 50m², contando com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, além do acesso individual para a rua.
Aliando economia com preservação ambiental, todas as residências serão construídas com sistema on grid de micro geração de energia solar fotovoltaica, ou seja, os moradores podem compensar a energia solar extra produzida como crédito na conta de luz.
Além disso, também terão sistemas de captação e reúso de água da chuva.
A construção engloba redes de distribuição de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e paisagismo.
As ruas serão pavimentadas com material permeável e terão inclinação para que haja microdrenagem, dessa forma, o solo continuará seco e a água da chuva será drenada para o rio Barigui, evitando alagamentos.
Este foi o primeiro edital do projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba.
Ao todo, 1.147 famílias serão realocadas para novas casas, sendo retiradas da área de Preservação Permanente (APP) do Rio Barigui.
A área desocupada dará espaço para um corredor verde, que visa recuperar as margens do leito do rio em uma distância de 200 metros.
Ali, um parque será criado, contendo um dique de contenção de cheias e áreas de lazer e convivência.
- Novos ônibus são entregues pela Prefeitura no Tatuquara
- Aniversário Regional Tatuquara: 9 anos de funcionamento
- Banda do Caximba mais uma vez Campeã: Agora precisa de ajuda!
- Ligeirinho Tatuquara / Centro com parada na Estação-tubo Xaxim
- Rodovia ligando Araucária à Curitiba passará pelo Campo de Santana