Melhoria na via impulsiona mobilidade, acessibilidade e a valorização da região
Em resumo, o projeto Caminhar Melhor representa não apenas uma iniciativa de infraestrutura, mas um investimento significativo que promete transformar a experiência de quem vive e visita a região da Vila São Pedro, criando um espaço mais acessível para todos
A segurança e o conforto dos pedestres ganharam um novo significado na Vila São Pedro. Com a proximidade da conclusão das obras do projeto Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Rua Primeiro de Maio se transformou em um espaço mais acessível e convidativo.
Desde junho de 2023, as intervenções estão mudando a paisagem da região e, segundo os relatos dos moradores, os resultados são animadores, indicando que a nova infraestrutura está incentivando caminhadas seguras e prazerosas.
As calçadas, anteriormente afetadas por desníveis e pedras soltas, foram revitalizadas em seus 1.900 metros da via, com calçamento adequado, substituindo estruturas problemáticas de antes.
Agora, a Rua Primeiro de Maio conta com calçadas retas e sem buracos, facilitando a circulação de todos, especialmente idosos, pessoas com deficiência e mães com carrinhos de bebês.
As obras estruturais estão em fase final, e em breve, a próxima etapa incluirá sinalização e melhorias no asfalto, que irão complementar as intervenções já realizadas.
Embora algumas preocupações tenham sido levantadas por comerciantes devido à limitação de vagas de estacionamento, a nova estrutura tornou-se atrativo para as pessoas, aumentando o fluxo de pedestres e promovendo um ambiente mais dinâmico para todos, inclusive para o comércio local.
Além das calçadas, o projeto trouxe também a instalação de rampas e piso tátil nos cruzamentos, promovendo ainda mais segurança e conforto.
O urbanismo, embelezamento e valorização do espaço também foram complementados com plantio de árvores em toda a extenção da rua.
Sabe-se que a vegetação traz uma séries de benefícios, como a melhoria da qualidade do ar, como também futuramente irá reduzir a temperatura nos dias mais quentes.
Com a melhoria das condições de circulação, a expectativa é que o aumento do fluxo de pedestres contribua diretamente para a região, pois com mais pessoas nas ruas, a tendência é de um comércio mais movimentado.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol