Quando os dispositivos forem implantados, semáforos não serão mais necessários e o trânsito irá fluir com mais facilidade
Na sexta-feira, dia 16 de abril, o prefeito Rafael Greca entregou ao governador Ratinho Junior o projeto executivo finalizado das trincheiras da Estação São Pedro, que propiciarão a transposição da Linha Verde na região do Xaxim.
Agora, o governo do Estado pode abrir a licitação para enfim iniciar as obras, que serão feitas através de convênio firmado entre os dois poderes (prefeitura e governo).

O orçamento previsto para as duas trincheiras é de R$ 59,9 milhões e deverá ser feita em parte com recursos a fundo perdido do Estado.
As trincheiras irão desafogar o trânsito, pois não haverá mais necessidade de semáforos nesta parte da Linha Verde. Para quem precisa simplesmente cruzar a Linha Verde, entre a Vila São Pedro e a Vila Ipiranga, não haverá mais congestionamentos e perda de tempo.
O projeto prevê uma trincheira ligando as ruas Omar Raymundo Picheth com a rua Marechal Althair Roszanniy, indo em sentido único do Xaxim em direção ao bairro Capão Raso. Será uma passagem inferior, na forma de galeria enterrada, com aproximadamente 140 metros na rampa de entrada, 90 metros de comprimento por baixo da Linha Verde e 80 metros na rampa de saída.
Já para o sentido contrário, será construída outra trincheira ligando as ruas Barão de Santo Ângelo e Ipiranga, indo do Capão Raso para o Xaxim. Serão duas faixas de rolamento em sentido único e área de passagem de pedestres, tudo passando embaixo da Linha Verde em forma de galeria enterrada. Serão aproximadamente 110 metros na rampa de entrada, 60 metros de comprimento embaixo da Linha Verde e 140 metros na rampa de saída.
Ambas as trincheiras terão galerias de 7,50m de altura livre e 13,60m de largura total, sendo 7,50 metros destinados a duas faixas de rolamento medindo 3,50 metros cada, acrescido de 2,50 metros de cada lado da trincheira, destinados à passagem de pedestres. As construções serão constituídas por uma estrutura de concreto pré-moldado protendido.
Além disso, serão implantadas vias de conexão em cada uma das trincheiras com duas faixas de rolamento de 3,50 metros cada e duas alças de 6,50 metros de largura, em cada lado da via. Estas vias permitirão o acesso às moradias e retorno à Linha Verde. Haverá um divisor de pista de 3,30 metros entre essas vias e um passeio de 3,50 metros, totalizando uma largura de 33,60 metros entre os alinhamentos prediais. Também será planejada a integração dos ônibus alimentadores à estação São Pedro, na Linha Verde.
E você, o que acha deste projeto? Escreva sua opinião nos comentários! 👇🏻








Acho o projeto ótimo, o problema é o tempo que leva estas obras, visto a linha verde que até hoje não está pronta e a trincheira da Mário Tourinho que está mais que atrasada.
Bom dia, Marta. Realmente, existem obras que demoram demais e enquanto isso a população fica sofrendo. Esperamos que esta não seja assim. Agradecemos a sua participação. Uma ótima semana.