O prazer de ter um muro branquinho, sem mancha, não é uma tarefa fácil. Andando pelas ruas podemos constatar esta realidade.
Mas, não por causa da falta de interesse dos proprietários, mas por pichações que aparecem em todos os lugares.
Tentar vencer pelo cansaço na maioria das vezes não funciona, por isso, acabam desistindo de repintar e a cidade acaba da forma como a vemos.
Importante lembrar que grafite não é pichação e nem é feito contra vontade. (Futuramente faremos uma matéria sobre o assunto).
A Pichação não é um problema apenas local, ela aparece nas paredes das principais cidades do mundo. E caminhando pelo bairro você com certeza já reparou.
Algumas estratégias surgiram com o tempo, como a tinta anti-pichação, cerca viva, mas nada que os inibissem.
Mensagens, pensamentos filosóficos, recados, declarações de amor, desenhos que ninguém entende. Isso é um pouco das expressões que enxergamos, códigos que muitas vezes só são decifráveis entre eles mesmos.
Disputa que faz com que rivais se arrisquem para ver quem põem a revolta em mais evidência. Não é difícil encontram edificações que essas pessoas fazem verdadeiros malabarismos para deixar a mensagem.
Alguns postam inclusive vídeos em redes sociais para gabar de seu feito. São audaciosos, mas agem quase sempre na calada da noite e tem por prazer deixarem a sua marca.
De acordo com a lei 9.605/98 artigo 65, pichação é considerada vandalismo e crime ambiental. Por ser considerado um crime de menor potencial ofensivo o cidadão não fica preso.
Sendo assim acaba pagando com cesta básica ou ação comunitária.
Se presenciar uma pichação saiba que é possível fazer um boletim de ocorrência online, pelo site: http://www.policiacivil.pr.gov.br/BO.
Seu muro já foi pichado? Qual foi sua reação? Conte para nós, envie fotos se achar relevante, participe.