O processo para a construção do primeiro lote do chamado Corredor Metropolitano (PR-423) foi aberto em 2021 pelo Governo do Estado e agora segue para etapa de licitação
No dia 09 de setembro aconteceu, através de uma live no YouTube, a Audiência pública de apresentação do Edital de licitação e do projeto executivo do Corredor Metropolitano.
Trata-se da expansão da PR-423, rodovia que atualmente liga Campo Largo à Araucária.
O novo trecho conectará a BR-476, em Araucária, à BR-116 (considerada a principal rodovia do país), em Curitiba/Fazenda Rio Grande, e terá 8,98 km de extensão, com pista duplicada em asfalto.
O percurso passa pelo bairro Campo de Santana, mais especificamente nas Moradias Lambari e no Vivendas Janaína.

A construção deste trecho de rodovia tem o intuito de encurtar rotas, se tornando uma alternativa estratégica ao Contorno Sul, reduzindo cerca de 30% do tráfego que atualmente passa pelo contorno.
Assim, será uma nova ligação para as regiões Norte e Noroeste do Estado com a região Sul e Leste, incluindo o Estado de Santa Catarina.
Além de reduzir o tráfego neste trecho, que atualmente passa pela BR-476 (Rodovia do Xisto) até o Contorno Sul, ainda vai otimizar o transporte para o interior do Estado do Paraná.
O prazo de execução da obra é de 42 (quarenta e dois) meses, a partir da data determinada para início dos serviços.
Este trecho faz parte de um projeto ainda maior, que futuramente, nas próximas etapas, expandirá ainda mais a PR-423, ligando a BR-116 até o município de São José dos Pinhais.
O que muda em nossa Região?
A PR-423 terá seu ponto inicial na BR-116, entre a Subestação Curitiba da Eletrobrás e a rua Jorge Tortato, e ali será construído um trevo que contará com três viadutos nesta fase da obra:
- Viaduto na pista sentido Curitiba – Fazenda Rio Grande;
- Viaduto na pista sentido Fazenda Rio Grande – Curitiba;
- Viaduto na via marginal de acesso à PR-423.

Em seguida, a rodovia continua até se encontrar com a Estrada Delegado Bruno de Almeida, onde um viaduto (trevo tipo diamante em dois níveis) será construído para dar acesso aos bairros Caximba e Campo de Santana.

Continuando, a PR-423 seguirá paralela entre as ruas Professor Astolpho de Macedo Souza Filho e Guido Jorge de Souza.
No cruzamento com a rua Alda Bassetti Bertoldi não haverá nenhum dispositivo para a transposição, sendo assim, a rua terá seu acesso interrompido definitivamente.
Quem quiser ir para o outro lado precisa acessar a rodovia através ou do viaduto da Rua Del. Bruno de Almeida ou da trincheira da Rua Ismael de Almeida e fazer os retornos.
Dali, a rodovia continua até se encontrar com a rua Aretuza Machado de Andrade.
Outro ponto a ser destacado é que na intersecção da rodovia com o final da rua Marcos Bertoldi, quando esta chega à rua Aretuza Machado de Andrade, a altura da pista irá permitir a construção de uma futura trincheira sob a PR-423, permitindo, assim, o prolongamento da rua Marcos Bertoldi.
Isto não será feito agora, mas já estará na altura correta para que seja feito no futuro, segundo planejamento do IPPUC para o sistema viário local.
Seguindo adiante, a rodovia segue em direção à rua Flamarion Gonçalves do Nascimento, cruzando a rua Ismael de Almeida, onde uma trincheira simples será implantada, permitindo a ligação entre parte das Moradias Lambari com as Moradias Rio Bonito.

Depois, a PR-423 encontra a rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, mas esta não irá transpor a rodovia. Mais adiante chega até o Rio Barigui, onde será construída uma ponte, indo em direção à Araucária, até encontrar-se com a BR-476.
Será implantada uma ciclovia em um dos lados da rodovia, com travessia pela Rua Ismael de Almeida e pelo viaduto da Delegado B. de Almeida.
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