Os cães são animais naturalmente protetores e territoriais, o que pode levar a situações desafiadoras quando lidam com pessoas desconhecidas que entram em seu espaço, como carteiros, entregadores e técnicos de serviços públicos.
Os tutores de cães têm a responsabilidade de garantir a segurança de qualquer pessoa que precise se aproximar de seu portão para realizar entregas ou serviços.
Infelizmente os ataques e mordidas de cães a carteiros continuam acontecendo com frequência, em todo país.
Então, se você é um tutor, ou “pai, mãe de pet”, é importante se certificar de que sua casa está adequada para garantir a segurança desses profissionais.
Saiba como:
1 – Tenha o cuidado de sempre verificar se o portão da casa está fechado e trancado devidamente, evitando que o cão consiga abri-lo ao fazer força e pular no portão.
2 – Verifique se a sua caixa do correio está posicionada do lado de fora do portão, ou de uma forma que o cão não consiga alcançar a mão do entregador.
A caixa deve estar localizada numa altura entre 1,2 e 1,6 metros do chão, para que o cachorro não a alcance.
3 – Veja se a abertura da caixa de correspondência tem 25 cm de largura por 2 cm de altura e verifique se não existem rebarbas ou partes pontiagudas que possam ferir o carteiro na hora de entregar a correspondência.
4 – Conserte qualquer defeito ou abertura na grade do portão ou em cercas de proteção que possam permitir que o cão saia da casa e ataque o carteiro ou entregador.
5 – Preste atenção à altura dos muros e das grades da casa, pois muitas vezes o cão consegue pular. Também evite deixar objetos perto do portão que permitam que o cachorro use-o como trampolim para saltar para fora.
6 – Tome cuidado ao entrar e sair de casa, para que o cão não escape e ataque quem está passando pela rua.
Lembre-se: Além de serem responsabilizados por falta de cuidado na guarda ou condução de animais, tutores de cães envolvidos em ataques podem enfrentar acusações por crimes como lesão corporal. Se o animal matar uma pessoa, o proprietário também responderá pelo crime de homicídio.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol