O objetivo é combater o avanço do coronavírus na região
Um grupo de voluntários integrantes da organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (BUSF-CPLP) chegou para reforçar o trabalho dos servidores municipais da Regional Tatuquara no combate ao Covid-19.
O apoio se dá com o trabalho de acolhimento e orientações de prevenção ao coronavírus, vacinação contra influenza, ajuda na distribuição de kits de merenda escolar para as famílias carentes da região, entre outros.
Agora estão na Regional Tatuquara oito voluntários, mas ao todo já atuaram na região cerca de 20 bombeiros da entidade, que tem ação mundial e foi criada no ano de 2005.
Ao todo são nove países de língua portuguesa além de Espanha, Chile, Argentina, Bolívia, Inglaterra, Japão, Suíça e Índia que recebem apoio da organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras, que atua em desastres naturais ou socioambientais, promove auxílio humanitário às populações desfavorecidas, proteção e defesa do meio ambiente e ações junto às futuras gerações.
O comandante da BUSF-PR, Gilson Ganzert, é bombeiro militar aposentado e mora em Araucária.
Segundo ele, a intenção do grupo é apoiar as ações do poder público no esforço para proteger as pessoas e tentar amenizar os problemas causados pela pandemia.
“Quando surge uma emergência, pandemias ou desastres ambientais nós entramos em contato com os órgãos competentes e nos colocamos à disposição para atuar voluntariamente”, explicou ele.
Para a coordenadora do distrito sanitário do Tatuquara, Luciana Kusmann, o auxílio do grupo é importante porque possibilita maior concentração das equipes no planejamento de ações diretas junto à comunidade.