Não é o tipo de notícia que gostamos de dar, mas infelizmente ela precisa ser contada.
Desta vez, o caso aconteceu na Estação Vila São Pedro, na Linha Verde. Um adolescente de 14 anos morreu após ser atropelado por um biarticulado.
Segundo testemunhas, o jovem estava pegando “rabeira” no ônibus no momento do acidente. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros foram rapidamente acionadas e conseguiram levar o adolescente, em estado grave, ao hospital.
Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos.
Observar adolescentes se arriscando ao pegar “rabeira” em ônibus tem se tornado cada vez mais comum.
O desafio, extremamente perigoso, parece passar despercebido entre os jovens, que acreditam que “nada de ruim” irá acontecer com eles.
Há um trecho de uma canção do Oficina G3 que traduz bem essa situação: “Viver buscando aventuras perigosas, se esquecer até mesmo de você. Saiba que a vida é muito mais valorosa, e não a ponha a perder.”
Andar de bicicleta é prazeroso — e eu valido essa paixão —, mas a bicicleta não foi feita para ser usada no engate de veículos de alta tração. Se até mesmo um motociclista, equipado com capacete e equipamentos de proteção, corre sérios riscos em acidentes, imagine um ciclista, geralmente desprotegido.
Pense no seu bem mais precioso: sua vida.
Pense também nas pessoas que te amam e que sofreriam imensamente com uma tragédia. Nem mesmo ciclistas profissionais arriscam suas vidas pegando carona em ônibus ou caminhões.
Sabemos que não podemos obrigar ninguém a não se arriscar dessa forma, mas, no espaço que temos, podemos e devemos alertar.
Infelizmente, esse garoto não teve uma segunda chance.
Mas você, que talvez tenha o costume de agir assim — seja pela adrenalina, seja para impressionar —, ainda tem tempo de repensar. Não estamos dizendo para aposentar a bicicleta.
Pelo contrário: pedale, aproveite o passeio!
A vida é linda, e há muitos parques e ciclovias que merecem ser descobertos com a sua magrela. Só pedale da forma como ela foi projetada para ser.
Valorize a vida. Pedale com segurança.
- A Intensidade das relações sociais
- Dizer não no trabalho
- Culpa e descanso
- Luto Pet: como enfrentar a perda do seu melhor amigo
- O Adulto e o Desejo