Crianças intensivas e criativas necessitam de incentivos para por em ordem sua criatividade
Segundo Silva (2014), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade se apresenta com três sintomas básicos: desatenção, impulsividade e hiperatividade física e mental.
Dependendo da frequência desses comportamentos, se caracterizam em um transtorno que se manifesta na infância, permeando na vida adulta em ambos os sexos. Se não tratado, esse comportamento pode trazer prejuízos na qualidade de vida na fase adulta.
Com a retomada do calendário escolar, uma pergunta a se fazer é a seguinte: Será que nossas crianças estão prontas para este novo início?
Após a pandemia, uma grande dificuldade vem preocupando pais e educadores. Um comportamento que já vinha sendo permeado há anos e, por causa de um novo modelo de vida, muitos foram ainda mais prejudicados.
Dificuldades da aprendizagem, ou seja, déficit de atenção, um diagnóstico dado a crianças em excesso, tidas como as que não conseguem ficar paradas, dispersas ou agitadas, entre alguns rótulos associados a crianças bagunceiras: não param sentadas, distraídas, que correm de um lado para o outro, ligadas na tomada ou então: vivem no mundo da lua, sonhando acordadas, não prestam atenção em nada, ou mal compreendidas como preguiçosas, mal educadas e até mesmo rebeldes.
É muito importante um cuidado especial com as crianças que apresentarem esses sinais com frequência, como: desatenção, hiperatividade ou impulsividade.
Por terem uma mente impulsiva e intensa, são mal compreendidas, o que causa sofrimento a criança. E justamente por terem essa mente acelerada, se tornam crianças e pessoas brilhantes, capazes de produzir muitas ideias.
São criativas, só precisam de um direcionamento para organizar seus pensamentos. Podem estar carregando um grande tesouro. São diamantes a serem lapidados, e quando direcionados da maneira correta se tornam pessoas talentosas e com muito potencial.
Busque ajuda de um profissional para auxiliar a identificar esse diamante, permitindo que ele brilhe através de psicoterapia, arte terapia e psicopedagogia, construindo um novo caminho.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Dra-Mariza.jpg)
Mariza Dave da S. Oliveira
Psicóloga Clinica e Arteterapeuta.
Adultos, adolescentes e crianças.
Contato: 41 9 9656-3567
————————–
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Castro-Odontologia-193.jpg)
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/10/M3-meio-ed.-191.jpg)
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Garages-Refeicoes.jpg)