Objetivo é celebrar o nascimento de Jesus Cristo, embora não se tenham registros sobre dia e mês em que isso de fato aconteceu. De toda forma, o importante é não perder o espírito natalino
“Então é Natal, e o que você fez?”, pergunta-nos, estimulando que reflitamos, a cantora Simone – uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, e que neste ano obteve o Prêmio à Excelência Musical do Grammy Latino, pelo conjunto de sua obra.
Mas, antes de atendermos ao chamado dela, que tal questionarmos por que o Natal é em 25 de dezembro, e qual a origem da data?
Ora, de imediato muitos responderão: Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Sim, é isso mesmo.
Porém, o curioso é que Jesus Cristo não nasceu nesta data. Aliás, de acordo com diversas fontes na área de história, não há informações sobre o dia e mês de nascimento de Jesus.
É possível que tenha nascido entre março e maio; dificilmente, em dezembro. Ué, então por que o Natal é em dezembro? E desde quando é assim?
Também segundo estudos na área de história, o Natal foi instituído e consolidou-se entre os séculos III e IV. O primeiro registro de celebração de Natal é do ano de 354.
A instituição do Natal se deu pela Igreja Católica (à época, no Cristianismo não havia o Protestantismo – Igrejas Evangélicas -; isso só viria a existir mais mil anos depois, a partir de 1517).
Há uma vertente difundida a dizer que a Igreja Católica escolheu o 25 de dezembro para, digamos, “esvaziar” uma importante e mobilizadora festa pagã que se dava nesse momento do ano, a “Natalis Solis Invicti”, ou “nascimento do sol invencível”.
A festa caía no solstício de inverno (lembremos que no hemisfério do norte do planeta em dezembro tem-se a passagem do outono para o inverno).
Contudo, há linhas de estudo que questionam essa teoria.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2023/11/papai-noel.jpg)
Vale ainda abordar outra dúvida comum: quem é o Papai Noel? Foi uma invenção da Coca-Cola?
Com as características que conhecemos hoje – fartas barbas brancas, de barriga protuberante, todo vestido de vermelho – de fato têm origem em publicidade do refrigerante, nos anos 1930.
No entanto, há muitos séculos antes já existia a figura de “Papai Noel”, isto é, de um velhinho caridoso. Ela remete a Nicolau de Mira, que viveu no século IV, onde hoje é a Turquia, e conhecido por ajudar carentes e por diversos outros episódios em que agiu em favor dos mais fracos – por tudo, foi isso canonizado.
O Dia de São Nicolau é 6 de dezembro. Com a proximidade das datas – Dia de São Nicolau e Natal – a figura do santo foi incorporada como a do velhinho que no Natal vem para acalentar as pessoas.
A transformação, pelo mercado (via publicidade), de São Nicolau em Papai Noel é só um dos fatos que ilustram como, do século passado para cá, o chamado “espírito natalino” foi gradativamente perdendo espaço para o “espírito consumista”.
O Natal se tornou a data mais importante para o comércio, e consequentemente para outras atividades econômicas, como indústria e serviços diversos. Mês de dezembro é aquela correria por presentes, lojas entupidas, sonhos materiais se sobrepondo à essência da celebração do nascimento de Jesus Cristo.
Mesmo que, como vimos, não se tenham registros da data exata, fato é que consolidou-se o 25 de dezembro para relembrarmos da chegada do Menino Jesus.
De modo que esta seria a época do ano justamente para pormos freios na competitividade, na indiferença, no individualismo que nos domam sem percebermos, e assim despertarmos para a solidariedade, para fraternidade, para o respeito e o amor ao próximo.
Não estamos dizendo que somos contra presentear, nem a festejos, cantatas, corais e outros espetáculos. Pelo contrário. É muito salutar esse conjunto de congraçamentos.
O que não pode é o bem material, o dinheiro, a ostentação se sobreporem à humildade, simplicidade, à caridade e à paz.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol