Estando na região mais ao sul de Curitiba, divisa com Fazenda Rio Grande e Araucária, os três bairros que fazem parte da Regional Tatuquara sempre sofreram com a distância para chegar ao Centro da cidade.
Os moradores do Caximba, do Campo de Santana e do Tatuquara precisavam fazer conexão em terminais que ficam no meio do trajeto para ir ao Centro, como o Pinheirinho ou o CIC.
Isso corresponde a uma grande perda de tempo, pois trocar de ônibus aumenta a espera significativamente.
No início do mês a Prefeitura de Curitiba divulgou a implantação da tão esperada linha do transporte coletivo que ligará o Terminal Tatuquara à Praça Rui Barbosa.
A linha começou a funcionar no dia 19 de agosto.
Esse anseio da comunidade, era antigo.
Com a promessa de construção do Terminal Tatuquara, a esperança dessa linha tinha reacendido, mas mesmo com a inauguração do terminal, a solução ainda não tinha sido apresentada.
A nova linha representa uma conquista importante para os bairros, que somam mais de 124 mil moradores, segundo dados do IBGE|IPPUC – 2020.
Só quem pega o ônibus lotado bem cedo no bairro, ou sai do trabalho no horário de pico ansioso para chegar em casa logo, pois está cansado, e ainda enfrenta toda a sorte de problemas que surgem pelo caminho, como imensos congestionamentos, sabe mensurar a importância de uma linha direta para a região.
A nova linha tem um trajeto de 43,5 quilômetros e para otimizar sua utilidade, o ônibus tem portas dos dois lados.
As portas do lado direito com escadas são para embarque e desembarque no terminal Tatuquara e na Praça Rui Barbosa.
Do lado esquerdo conta com portas com rampas, para poder parar em duas estações-tubo estratégicas ao longo do trajeto, a estação PUC e a estação Paiol.
Além da linha direta para o Centro, outras linhas importantes são reivindicação da população, como uma ligando à cidade de Araucária e outra para Fazenda Rio Grande.
Para que isso se torne possível, será necessário a ampliação do Terminal Tatuquara, cujas obras já estão previstas.
Praticamente, a área do terminal será dobrada para conseguir abrigar essas linhas, além de outras, ligando também ao bairro Sítio Cercado, e melhorando os acessos ao Pinheirinho e ao CIC.
Estima-se que hoje 34 mil pessoas utilizam o terminal Tatuquara diariamente.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol