Gente deixando cargos, outros assumindo. Parlamentares sondando novos partidos, ou sendo sondados. Quem busca a reeleição, o que fez e tem para oferecer? Vale conferir
Está tudo bem se você chiar: 2025 nem acabou ainda e já vamos falar das eleições de 2026? Mas é que é importante, você sabe. Até porque, estamos a menos de um ano de irmos às urnas votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. E, logo-logo, antes mesmo do Natal, não será surpresa se assistirmos a movimentações com vistas ao próximo pleito.
O Vai e Vem nos Cargos e nos Partidos
O vai e vem deve se dar em vários sentidos. Por exemplo, ocupantes de cargos como secretarias, ministérios, direções de órgãos públicos e estatais deixando suas funções para começar a se preparar. Ou então gente chegando para assumir esses postos, talvez para obter um pouco de visibilidade e daqui a alguns meses se descompatibilizar para concorrer a algo.
Também começam as sondagens dos partidos políticos, em torno de nomes que possam trazer votos para a legenda. Ou pré-candidatos procurando se abrigar em alguma que lhes dê espaço. Há ainda aqueles que vão tentar até o último instante convencer o partido a não se coligar e lhe assegurar candidatura, mas que de todo modo estão de olho em um plano B, caso a tentativa não seja frutífera.
Prazos, Janela Partidária e Biografia
São negociações, muitas vezes de bastidores, no entanto, que tendem a se intensificar a partir de agora. Afinal, a “janela partidária”, como é chamado o prazo para os políticos mudarem de partido, é relativamente curta: vai ocorrer entre março e abril. Também a partir de abril se inicia o prazo para detentores de cargos nas administrações deixarem esses postos, se quiserem disputar as eleições em 2026. Ou seja, o tempo corre. Não dá para deixar para a última hora. Projeções, conversas, análises, um fala daqui, um ouve dali – esse aquecimento para a dança das cadeiras não pode esperar o ano terminar não.
A Importância de Acompanhar Desde Já
O ideal é a gente também não esperar para ficar ligado ou ligada nos cenários que se desenham para as eleições de 2026. Certamente haverá parlamentares tentando a reeleição.
Ou mesmo vereadores tentando uma vaga na Assembleia Legislativa, quiçá até da Câmara. Como esse pessoal tem se portado? Como essa gente votou e tem votado nos projetos de interesse do povo, da nação? Tem votado a favor de quê e contra o quê?
O ideal, reitere-se, não é esperar outubro de 2026 chegar para então conferir – ou, pior, acabar votando sem critério. Convém acompanhar desde já.
Tem votado a favor de quê e contra o quê? O ideal, reitere-se, não é esperar outubro de 2026 chegar para então conferir – ou, pior, acabar votando sem critério. Convém acompanhar desde já.
Mas é importante acompanhar não só veteranos, como igualmente os debutantes. Seguramente haverá marinheiros de primeira viagem (e é salutar que assim seja). Contudo, o fato de nunca ter sido candidato a nada, nunca ter governado ou ocupado cargo eletivo, não é por si só mérito, novidade. O que uma pessoa, nesse caso, fez e faz da vida a ponto de merecer nossa confiança? A resposta não estará em bola de cristal, nem em postagens engajadas nas redes sociais. Está na biografia, na trajetória. Fiquemos alerta.
Se você quiser saber mais sobre prazos e outras regras para as eleições de 2026, sugerimos acompanhar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por lá, essas informações serão divulgadas a seu tempo: https://www.tse.jus.br/.
- Padre Miguel: o homem que ajudou a erguer uma comunidade
- CENTER GÁS surpreende com Promoções e Sorteios
- Black Natal destaca os talentos femininos no Boqueirão!
- Regional Boqueirão com novo canal de comunicação com moradores: @regionalboqueirao_pmc
- Novo Mirante em Curitiba: Praça de Barcelona é Inaugurada no Vista Alegre














