Na infância e na adolescência, um bom lanche repõe as energias e oferece nutrientes para o bom funcionamento do organismo.
Por isso, saber como preparar a lancheira das crianças faz toda a diferença.
A dica é que ela sempre tenha um lanche básico, como sanduíche, biscoito, salgado assado ou bolo simples, mais uma fruta e uma bebida.
Para a nutricionista Amélia Gomes, um ponto a ser considerado é a segurança alimentar.
“Escolha produtos menos perecíveis e cuide para que fiquem protegidos em embalagens térmicas”, alerta.
Ela lista alguns alimentos de maior risco, como presuntos, ovos, leites e iogurtes, além de proteína animal como carne e frango, e dá um conselho:
“Prefira chás e frutas in natura, bem como castanhas e barras. Biscoitos ou sanduíches simples são indicados, assim como frutas secas, água de coco e sucos”.
É preciso cuidado com os sucos, pois alguns azedam rapidamente sem refrigeração.
“Sucos naturais correm esse risco, por isso pode-se consumir sucos feitos na hora na cantina da escola ou os integrais, observando o rótulo e optando pelos que têm maior porcentagem de suco de fruta”, diz.
Uma opção é água aromatizada com hortelã ou frutas e já existem garrafas próprias para isso. “A água fica muito gostosa e saudável, livre de sódio e açúcar”, completa.
É bom utilizar potes que mantenham os alimentos fechados. “Os biscoitos se mantêm crocantes, os sanduíches macios e as frutas fresquinhas”, recomenda a nutricionista.