Sempre gostei de ler, daí veio o interesse pela escrita. Sempre tive livros e adorava ler, criava histórias a partir do que lia. E aqui, em Curitiba, acredito que somos privilegiados, pois temos diversas bibliotecas disponíveis, dentre elas os Faróis do Saber.
Gostava de frequentar e emprestar os mais diversos livros, a coleção Vaga-lume, e Salve-se quem puder, principalmente. Lia dois livros em uma semana. Muito, se levar em conta que a cultura do brasileiro não é de leitura. Espero que este dado mude algum dia, mas creio que alguns de vocês podem estar se identificando com esta recordação.
Vale lembrar que trabalho escolar era tudo feito por lá. O segundo piso era onde tinha as mesas para fazer os trabalhos. Consultas eram feitas na Barsa ou na enciclopédia Mirador. Posteriormente foi colocado computador com acesso à internet, a modernidade chegava.
Hoje, passando em frente, sinto tristeza. Isso se perdeu, as crianças não estão mais com este hábito e a comunidade que pode ter acesso parece não ter o menor interesse. Os Faróis do Saber surgiram em meados dos anos 90, ficam anexo à escolas primárias e algumas praças.
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/05/farol-do-saberRGB-1.jpg)
Os Faróis do Saber são bibliotecas comunitárias existentes em vários bairros de Curitiba. Funcionam em apoio às escolas municipais e como pontos de referência cultural e de lazer para a comunidade. O Farol Aristides de Oliveira Vinholes, (foto) está localizado na praça Nelson Saternaski Monteiro, na Vila São Pedro e foi inaugurado em 1997. Homenageia um intelectual que foi grande disseminador da cultura e defensor da liberdade de pensar. Conta com um acervo de mais de 4 mil livros.
Alguns podem estar agora dizendo: Mas isso se deve à evolução dos tempos, tudo muda e fica obsoleto. Bem, nem tudo muda, ou deve mudar. Conhecimento ainda é exclusividade dos livros. Existem livros na modalidade eletrônica? Sim, mas “na real”, não é a mesma coisa. A impressão que dá é que a vista cansa mais rápido e a dispersão é mais fácil.
Segurar um livro, poder folheá-lo, supera a tela fria de um tablet. Se pudesse fazer algo de relevante à sociedade, seria justamente isso: não deixar se apagar os faróis. Criar estímulos maiores para que esta nova geração crie gosto pela leitura, para que aprenda que até para ser um youtuber de sucesso é necessário conhecimento, e isto somente com leitura.
O que posso fazer, amigo leitor, é te incentivar a começar, comece de um livro simples, quem sabe O pequeno Príncipe; logo estará indo para obras maiores, e quando se der conta, estará com uma biblioteca em casa. Crie este hábito, temos diversas bibliotecas esperando você se tornar frequentador, sua percepção de mundo mudará.
Você também gostava de ir fazer pesquisas e pegar livros no Farol do Saber ou na biblioteca da escola?
Deixe seu comentário!
Boa leitura!!!
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/04/dvocacia-186.jpg)
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Fretes-e-Viagens-187-1.jpg)