Adequações serão feitas futuramente para otimizar o atendimento à população, como a integração ao Centro da cidade através da Linha Verde
No sábado, dia 29 de maio, às 4h30 da manhã, começou a funcionar o novo Terminal do Tatuquara. Neste início, sete linhas de ônibus estão passando pelo terminal. Depois, outras virão para atender a demanda da população.
Entre as linhas que poderão fazer a integração pelo terminal neste momento estão: Jardim Ludovica; Santa Rita/CIC; Santa Rita/Pinheirinho; Dalagassa; Rio Bonito; Rio Bonito-CIC; e Vizinhança/Santa Rita. Os usuários poderão trocar de ônibus no terminal Tatuquara para acessar os terminais do Pinheirinho ou da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Quem está no Tatuquara, por exemplo, e precisa se deslocar até o Campo de Santana, e vice-versa, terá esta facilidade ao invés de ter que ir até o Terminal do Pinheirinho e retornar.
Para as linhas que circulam pela rua Delegado Bruno de Almeida e que não irão passar no novo terminal, como os ônibus Pompéia/Janaina, Caximba/Olaria, Rurbana, Vila Juliana e Tupy/Vila Juliana, continua valendo a integração temporal de 60 minutos usando o cartão transporte com as linhas Jd. Ludovica e Rio Bonito, que seguem para o terminal.
Possibilidade de novas linhas
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Por enquanto o terminal não dispõe de uma linha direta para o Centro da Cidade. Isto acontece porque algumas adequações são necessárias na rua Delegado Bruno de Almeida. A ideia é que futuramente a nova linha seja implantada e faça a integração ao Centro através da canaleta da Linha Verde.
“Na proporção do avanço da operação vamos definir novas integrações”, explicou o prefeito Rafael Greca sobre a implantação de outras linhas de ônibus no terminal.
Uma demanda da população local é a integração com os municípios vizinhos de Araucária e Fazenda Rio Grande, mas isto não depende exclusivamente da Prefeitura de Curitiba, envolvendo acordos, adequações e investimentos em infraestrutura por parte das prefeituras das duas cidades e também do Governo do Estado, através da COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba).
Estrutura
O Terminal do Tatuquara ocupa uma área de 3,4 mil metros quadrados e o investimento para a construção foi de R$ 8,2 milhões. A estrutura conta com bicicletário, vestiários, banheiros, lanchonetes e outros equipamentos de apoio aos usuários.
Conheça as obras concretizadas que possibilitaram o terminal
Várias adequações na estrutura viária do bairro foram realizadas para comportar o terminal e melhorar o trânsito na região. A mais recente foi a mudança de sentido das ruas ao redor do terminal.
A rua Albor Pimpão de Almeida passou a ter sentido único para a circulação de veículos, saindo da rua Engenheiro João Kloss para a rua Presidente João Goulart. Para fazer o sentido contrário, o motorista deverá utilizar a rua Olivardo Konoroski Bueno, que seguirá também em mão única da Rua Pres. João Goulart para a Rua Engenheiro João Kloss, no trecho do terminal.
A principal obra precursora foi a construção das alças de acesso do viaduto do Pompéia, que também foram realizadas na gestão do prefeito Rafael Greca e finalizadas em 2019. O acesso facilitado à BR-116 (Linha Verde) diminuiu a quantidade de acidentes, trazendo maior segurança aos motoristas, e ainda diminuiu significativamente o tempo do trajeto em direção ao Pinheirinho.
Em 2018 um trecho de 3,8 quilômetros da rua Delegado Bruno de Almeida passou por um processo de revitalização. Outra obra importante foi a revitalização do asfalto da rua Presidente João Goulart, principal via de acesso ao Terminal. Também foi implantado um semáforo para organizar o trânsito na esquina do terminal.
Benefícios
Um terminal de ônibus representa um grande avanço para uma região. Proporciona maior comodidade aos passageiros do transporte coletivo, com bancos para espera dos ônibus, proteção da chuva e do frio, segurança, banheiros e locais para fazer lanches.
Gera integração entre várias linhas com o custo de apenas uma tarifa de ônibus. Também será possível organizar melhor os horários dos ônibus e a quantidade de passageiros. Entre outros benefícios que esta estrutura proporciona está a valorização dos imóveis nos arredores e o fomento do comércio local, desenvolvendo verdadeiros pólos comerciais e de serviços, reduzindo a necessidade de deslocamentos para a área central da cidade.
Para quem precisa usar os equipamentos da Rua da Cidadania do Tatuquara, pode utilizar o benefício da integração temporal via cartão transporte da Urbs, assim, os passageiros podem usar os serviços da Prefeitura sem pagar outra tarifa. O usuário terá duas horas para poder retornar ao terminal. Basta validar o cartão no terminal e em dez minutos validar o cartão novamente no validador da Rua da Cidadania.
Somados, os bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba tem uma população estimada em 116 mil pessoas.
História: Como tudo aconteceu
Com o aumento exponencial da população dos três bairros que compõe a região do Tatuquara a partir da década de 2000, a necessidade de otimizar o transporte público também cresceu, gerando mobilização das lideranças locais.
Em março de 2012 veio a primeira promessa oficial do terminal pelo ex-prefeito Luciano Ducci, mas com a perda da eleição, a promessa não pode ser cumprida. Depois foi eleito Gustavo Fruet, e lá se foram mais quatro anos sem sinais do novo terminal. Somente na gestão do prefeito Rafael Greca é que o projeto saiu do papel.
No dia 16 de janeiro de 2019 as obras finalmente começaram, entretanto, devido a atrasos no fornecimento de materiais por conta da pandemia, a construção durou 28 meses, sendo inaugurada neste dia 29 de maio de 2021.
Contudo, para a população que esperou tantos anos até que algum gestor público se responsabilizasse e assumisse o compromisso com a obra, ver a estrutura erguida e agora em funcionamento não deixa de ser uma grande vitória. É lógico que adequações precisarão ser feitas e novas linhas implantadas, para que o terminal tenha completa funcionalidade, mas dá para dizer que a parte mais difícil acabou.
Parabéns a todas as lideranças e à população que se mobilizou para que isso se tornasse real. E parabéns à gestão da Prefeitura de Curitiba por ter encarado o problema e ter construído o terminal Tatuquara.
E você? O que achou do novo terminal?